Assim, o ideal é sempre fazer o rodízio. Mas quando não for possível e ser necessário um novo par, coloque os pneus novos nas rodas traseiras e aqueles mais gastos nas rodas dianteiras.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Independentemente do tipo de tração do seu carro, os pneus novos devem sempre ir atrás. Já que geralmente são os pneus dianteiros que ficam carecas com mais rapidez, isso pode parecer contraditório.
Por conta da própria concepção dos circuitos, naturalmente o veículo vai virar mais para o lado esquerdo ou direito, dependendo da orientação da pista. Isso vai sobrecarregar uma das laterais da banda de rodagem, enquanto outra será poupada.
Porque um pneu GASTA mais que o outro? Pneu dianteiro direito gasta mais?
Qual lado rodar para trocar pneu?
A primeira coisa a ser feita, é afrouxar os parafusos. E se você tem dúvida para que lado gira o parafuso do pneu, anota aí: é para o sentido anti-horário!
A causa mais comum desse desgaste unilateral (em apenas um lado do pneu) é o alinhamento falho. A suspensão mal alinhada faz com que o pneu fique torto e em contato desigual com o chão. Contudo, o excesso de carga localizado no veículo também pode acarretar nesse problema.
Assim, pneus com pouco sulcos na traseira eleva o risco de perda de controle direcional e pode aumentar o risco de um acidente. Dessa forma, é melhor manter o par mais gasto nas rodas dianteiras para que o eixo traseiro não tenha sempre o máximo de aderência.
Não importa que tipo de tração tem o carro, os pneus mais novos, ou menos gastos, sempre devem ficar no eixo traseiro. Essa regra deve ser seguida pois, sempre, em qualquer situação de emergência, é melhor ter os pneus traseiros com melhor aderência do que os dianteiros.
Dirigir em alta velocidade. Além de ser um perigo extra a quem está dentro do veículo, dirigir em alta velocidade, principalmente em curvas, contribui muito para o desgaste excessivo dos pneus. Você está gastando muito o “ombro” desta peça, reduzindo sua vida útil e dirigibilidade.
Tração melhorada: instalar pneus novos na frente pode melhorar a tração e o controle direcional, tornando a direção mais precisa, principalmente em curvas e condições de baixa aderência.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.
O desgaste do pneu concentrado na parte central pode indicar calibragem excessiva. Se o pneu estiver excessivamente calibrado, a parte central da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e, portanto, se desgasta mais rapidamente do que as bordas.
Qual é o lado correto de montagem do pneu? Os pneus que possuem lado de montagem possuem a palavra “Outside” marcada na parede do pneu que deve ficar do lado externo do veículo e a palavra “Inside” marcada na parede do pneu que deve ficar do lado interno do veículo.
Alguns aspetos a respeitar aquando da troca de pneus: trocar sempre os pneus dois a dois ou os quatro: é fundamental que os pneus do mesmo eixo sejam rigorosamente idênticos, a mesma marca, o mesmo rasto, as mesmas dimensões, o mesmo código e o mesmo índice do pneu (velocidade e carga);
Pode colocar pneu 175 70 na frente e 175 75 atrás?
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.
Esse é um ponto importante que, se não for realizado da forma correta, pode trazer problemas para o balanceamento do carro. Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que, são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições.
O indicado é passar os dianteiros para a traseira com, no máximo, 10 mil quilômetros e seguir alternando. O dianteiro gasta três vezes mais rápido do que o traseiro, explica Quadrelli. “A diferença de desgaste pode gerar desequilíbrios entre os eixos em termos de dirigibilidade e frenagem, especialmente no molhado.
Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que ajuda nessa economia é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência, mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por consequência, aumentando o seu consumo diário.
Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Problemas de suspensão: Amortecedores ou molas danificadas podem afetar a distribuição do peso do veículo e causar desgaste interno nos pneus. Condições de condução: Dirigir em estradas irregulares, com buracos ou em alta velocidade em curvas pode acelerar o desgaste interno dos pneus.
Isso pode indicar que os componentes da direção estão tortos, desalinhados, gastos ou exigem alinhamento das rodas. Um comportamento anormal durante as curvas pode indicar um problema de direção do veículo, que é a causa deste tipo de desgaste.