Língua morta (ou extinta) é aquela que só artificialmente é usada, mas que deixou de o ser nos países originários. É o caso do latim, por ex., ou do grego clássico e do sânscrito.
Algumas línguas mortas são o latim, o sânscrito, o chinês antigo, o grego antigo, o etrusco e o sumério. Essas informações são de uma matéria da revista Mundo Estranho (novembro 2016), escrita pelo repórter Lucas Baptista.
Um idioma frequentemente é declarado morto antes mesmo do último falante nativo do idioma morrer, quando apenas alguns nativos com idade avançada permanecem vivos, e eles não usam mais a língua para se comunicar, então o idioma é efetivamente declarado morto.
Devido ao empoderamento de cada dialeto como uma língua comum, o latim gradualmente se desvaneceu e deu origem às línguas românicas que conhecemos hoje: Português: quando a Península Ibérica foi invadida pelo Império Romano. Ela seria a mistura do latim vulgar e do galego (dialeto do antigo Portugal).
Língua morta (ou extinta) é aquela que só artificialmente é usada, mas que deixou de o ser nos países originários. É o caso do latim, por ex., ou do grego clássico e do sânscrito.
LÍNGUA MORTA e LÍNGUA EXTINTA: COMO LÍNGUAS DESAPARECEM? | GLOSSÁRIO #PEL
Qual a língua que Jesus fala?
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
Outro motivo para a preservação desse idioma é a de que através do latim é possível ter contato com a vasta herança da Igreja Católica ao longo dos seus séculos de história e descobrir que este mesmo idioma foi durante muito tempo o meio de diálogo entre a Fé e a Razão.
O dalmático, falado antigamente na costa da Dalmácia, na Croácia, também tinha origem latina, mas já foi extinto. O próprio latim não é mais falado, e, hoje, é usado apenas em documentos oficiais do Vaticano.
Ter Sami (falantes – 2 pessoas) – É isso mesmo: quando estas duas pessoas falecerem este dialecto estará oficialmente morto. É falado na parte nordeste da península Kola, na Rússia.
Cantonês. O cantonês é falado na China Continental, principalmente em Hong Kong e Macau. Apenas 70 milhões de pessoas no mundo inteiro falam esse idioma. Por ter um sistema de escrita logográfico (pictórico) com milhares de caracteres, ela é considerada a língua mais difícil do mundo.
Originário do sul da Mesopotâmia, o idioma sumério foi descrito pela primeira vez em 3.100 a.C. e é considerado pela Encyclopaedia Britannica como o idioma mais antigo existente.
A expansão do Império Romano espalhou o latim por toda a Europa e o latim vulgar terminou por dialetar-se, com base no lugar em que se encontrava o falante. O latim vulgar evoluiu gradualmente de modo a tornar-se cada uma das distintas línguas românicas, um processo que continuou pelo menos até o século IX.
A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C. O maior alfabeto do mundo é o khmer da Camboja com 74 letras e o menor é o rotokas do Papua Nova-Guiné com 11 letras.
“Língua morta” é aquela que não possui nenhum falante nativo, ou seja, ninguém nasce em uma comunidade que fala essa língua. Porém, é estudada e aparece em algumas situações até os dias de hoje.
O latim é uma língua Sagrada porque Deus escolheu o latim, desde o tempo de São Pedro, como meio pelo qual o governo e a instrução são realizados na Igreja Católica.
Pater noster, qui es in caelis: sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie, et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris; et ne nos inducas in tentationem; sed libera nos a malo. Amen.
Porque Rezar em Latim? A Oração em Latim nos coloca em comunhão com os cristãos de todos os séculos, pois, ao Rezar em Latim, utilizamos a mesma língua e palavras para falar com Deus.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.
O enoquiano (do inglês antigo Enochian) tem seu nome relacionado à mítica língua dos anjos, tendo sido cunhado pelo ocultista e astrólogo da corte elisabetana Dr. John Dee e seu assistente Edward Kelley, no final do século XVI.