Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar - isso torna as marés mais altas. Do mesmo jeito, nas fases minguante e crescente, parte da força gravitacional da Lua é anulada; assim, as marés baixas são menos baixas.
Lua nova. É quando apenas a face que não é voltada para a terra recebe incidência solar, sendo impossível de ser avistada. Além disso, é nessa fase que os 3 astros, sol, lua e terra se alinham e a atração gravitacional deles se somam, provocando a elevação das correntes marítimas e as tão conhecidas marés altas.
Durante os períodos de Lua cheia e Lua nova, quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, ocorrem as marés grandes. Nesses momentos, a atração gravitacional do Sol se soma à da Lua, resultando em uma maior variação entre maré alta e maré baixa.
Para aproveitar a melhor maré, também é importante estar atento às fases da lua. No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.
Outro fator condicionante da força da maré é o Sol, que a Nasa explica que não exerce tanta força gravitacional quanto a Lua. De acordo com a agência norte-americana, "quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham (Lua Cheia ou Lua Nova), as marés lunares e solares se reforçam mutuamente, dando origem a marés vivas".
Na Lua cheia e na Lua nova, o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Por isso, ocorre um somatório das forças de atração, o que gera maiores amplitudes de maré. Essa maré mais intensa é chamada de maré grande, maré viva ou maré de sizígia. Na Lua crescente e minguante, o Sol, a Lua e a Terra não estão alinhados.
O mar fica mais agitado durante a noite por conta de um fenômeno conhecido como maré, que, por sua vez, tem como causa a gravidade da Lua. O campo gravitacional do satélite natural da Terra é responsável pela oscilação no nível do mar, fazendo com que ele aumente nas áreas sobre as quais a Lua está.
É que, na fase nova, a Terra, o Sol e a Lua ficam quase alinhados, e a força gravitacional do nosso astro se soma àquela exercida pela Lua na Terra. Com isso, os oceanos se acumulam um pouco mais que o comum; portanto, nestes casos, as marés altas ficam mais altas, e as baixas, mais baixas que a média.
Foi possível associar ocorrência de chuva com as fases lunares, sendo predominante no período de Lua Minguante (31,1%), seguido daLua Nova (28,6%), Lua Cheia (18,0%) e Lua Crescente (4,7%).
lua minguante: quando está minguante, a influência do astro (que fica mais visível) e do sol reduz as marés oceânicas, fazendo com que elas diminuam. Ou seja, é um bom período para mergulhar; lua cheia: assim como na lua nova, a maré baixa nesse período ocorre de manhã.
A maré está diretamente relacionada com as fases da lua, especialmente com a lua cheia e a lua nova, períodos em que a força exercida sobre o mar é muito grande.
Qual é o mar mais agitado do mundo e por quê? Se não for o mais agitado, é com certeza um dos lugares mais árduos para a navegação, onde três grandes corpos se encontram: o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico e o Oceano Antártico Meridional.
As marés altas ocorrem nas regiões que estão mais próximas ao Sol e à Lua, enquanto nas demais regiões ocorrem as marés baixas. Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos.
Lua nova: Sol, Terra e Lua estão alinhados e somam, portanto, suas forças gravitacionais na linha equatorial. É a fase na qual a maré é mais alta; Lua minguante: em contraposição, as forças de Sol e Lua praticamente se anulam, impactando pouco o volume das águas nos oceanos que estão com a maré alta.
que acontece é que, à medida que a Lua circunda a Terra, alguma da sua força gravitacional atrai as águas dos oceanos, fazendo com que se movam para a frente e se acumulem por debaixo da Lua. A força não é muito forte, mas é suficiente para que a água se desloque.
Uma “metade” de nosso planeta está sempre voltada para a Lua, que exerce seu poder de atração sobre as águas. Nesta face, teremos maré alta. Na face oposta à Lua teremos maré baixa. Ou seja, é como se a lua “puxasse” as águas da metade para a qual ela está voltada no momento.
MAR DE LEVA: Mar agitado, a ponto de arrastar os banhistas ou embarcações. MAR DE REBENTAÇÃO: O que apresenta ondulações que rebentam contra a praia ou umas contra as outras.
As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.
No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar. Quando o mar está calmo, a tendência é que sua superfície siga o mesmo caminho.
Caso o Sol, Lua e a Terra estejam alinhados, a soma das forças gravitacionais se multiplicarão e então a maré alta acontecerá. No entanto, quando a Terra, Lua e o Sol formam um ângulo reto, as forças gravitacionais se neutralizarão e como resultado obtém-se a maré baixa.
Os astrônomos a comparam à Estrela da Morte de "Star Wars", porém Mimas, uma pequena lua de Saturno, abriga sob sua superfície gelada um oceano propício ao surgimento de vida, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (7).
Quando o Sol e a Lua formam com a Terra um ângulo reto, como quando a Lua está em quarto-crescente ou quarto-minguante, a maré é mais baixa que o normal, sendo chamada maré de Quadratura, ou maré de Águas-Mortas.