Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício. Já o pinus é BBB.
Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.
Dentre as vantagens do MDF está o preço mais baixo do que a madeira maciça e o fato de ele ser feito de pinus ou eucalipto reciclado, sendo, portanto, ecologicamente correto. O MDF é fácil de pintar e, graças à sua superfície lisa, é fácil fazer a fixação de acabamentos laminados.
Algumas madeiras são conhecidas por sua durabilidade e resistência, como o carvalho e o mogno, enquanto outras, como o pinho e o cedro, são valorizadas por sua beleza natural e facilidade de moldagem.
7 melhores madeiras para marcenaria para o iniciante
Qual é a melhor madeira para fazer casa?
Para a parte exterior da estrutura, é recomendado o uso de madeiras resistentes. Neste caso, as mais indicadas são: o Ipê, a Peroba, a Itaúba, a Teca e a Garapeira. Estas são madeiras mais resistentes à umidade e são ideais para escoramento, telhados e coberturas. Ainda na parte externa, existem as portas e janelas.
O Pinus é conhecido por sua resistência e facilidade de manuseio, tornando-o perfeito para estruturas e revestimentos. O Eucalipto, por sua vez, oferece uma excelente relação resistência-peso, sendo ideal para vigas e telhados.
Desvantagens: - Durabilidade limitada: A madeira de Pinus é considerada menos durável em comparação com algumas outras espécies de madeira, como o mogno ou o cumaru. É mais suscetível a ataques de insetos, fungos e deterioração quando exposta a condições climáticas adversas ou em ambientes úmidos.
A madeira mais resistente ao tempo é a Teca, madeira de uso naval, com características dominantes: não empena, resiste à ação do tempo, sol, chuva, calor, frio e umidade.
Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.
Qual a melhor madeira para se fazer um armário de cozinha? A madeira pinus e o cedro, são duas opções muitos resistentes, fáceis de encontrar e com ótimo custo benefício, tornando-se uma excelente alternativa na hora de fazer um armário de cozinha.
A madeira balsa (Ochroma pyramidale) é um tipo de madeira leve, resistente, de crescimento rápido (podendo atingir até 30 metros), usada principalmente para confecção de aeromodelos rádio controlados.
Dureza: a dureza de uma madeira é o que dá resistência mecânica ao material. Além disso, as madeiras duras costumam ser mais resistentes à umidade e são menos propensas a rachaduras. Exemplos de madeira dura são angico, angelim, muirapiranga, sucupira, etc.
Qual a melhor madeira para beliche? O beliche pode ser feito de diferentes tipos de madeira. Os mais simples e baratos costumam ser de MDF, que é um compensado de madeira. Já os mais caros e resistentes são de madeira maciça.
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.
Também permite o contato, sem danos, com água e o solo. Uma das vantagens é que o tratamento não muda as características da madeira: pode ser pintada, revestida ou receber cola. A condutibilidade térmica e elétrica também não é alterada.
A madeira pinus se diferencia do MDF, pois é maciça e retirada de uma árvore específica. Já o MDF é fabricado através de fibras de madeira e resina sintética. Dessa forma, o pinus é mais resistente e durável. Ou seja, é uma boa escolha para fabricação de móveis ou para usar em outras peças.
O Eucalipto é uma madeira de crescimento rápido e amplamente cultivada no Brasil. É uma madeira de cor clara, com uma textura uniforme e grãos retos. É uma opção econômica e resistente para quem busca móveis de madeira.
No caso do pinus, uma madeira macia muito utilizada na construção civil e em móveis, é possível aplicar verniz ou óleo para protegê-la e aumentar sua durabilidade. Para executar o processo de impermeabilizar com o verniz, é preciso comprar o produto à base de óleo, pincéis e lixa de papel.
A madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, esse fator depende a princípio da aplicação ou destino que se dá a madeira, variando de 10 a 30 anos dependendo da aplicação. De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos.
A madeira maciça é conhecida por sua durabilidade e resistência, o que torna as camas de casal em madeira maciça uma ótima opção para quem busca um móvel que dure por muitos anos.