Muitas pacientes que buscam saber detalhes sobre abdominoplastia ou lipoaspiração, também querem saber qual dos dois procedimentos é considerado mais doloroso. Ambos os procedimentos são realizados com anestesia, mas a abdominoplastia é mais invasiva e pode causar mais dor durante a recuperação.
Ambas as cirurgias oferecem riscos ao paciente, assim como qualquer intervenção. No entanto, por ser considerada menos invasiva, a lipoaspiração costuma ter uma recuperação mais tranquila que a abdominoplastia. Hoje, os riscos são mínimos.
Uma abdominoplastia é um procedimento ideal para quem tem excesso de pele solta, enquanto a lipoaspiração é ideal para quem tem um ótimo tônus da pele e dos músculos, mas lida com algumas gorduras “teimosas”.
Quando há gordura e flacidez juntas no abdômen, a lipoabdominoplastia é indicada. Ela é uma cirurgia que inicia com a lipoaspiração e na seqüência se faz a abdominoplastia, tratando na mesma cirurgia a gordura e flacidez de pele e do músculo.
Quantas horas demora uma cirurgia de abdominoplastia e lipo?
As durações de algumas cirurgias plásticas mais pontuais podem ser mais facilmente calculadas, mas não há uma precisão, apenas um tempo médio, que pode ser: Abdominoplastia: aproximadamente 3 horas. Lipoaspiração: entre 2 e 4 horas.
Alguns dos riscos da cirurgia incluem: Riscos anestésicos, má cicatrização ou posicionamento de cicatriz, reabertura dos pontos, dormência ou sensibilidade no local, dor, falta de assimetria, necroses, tromboses e até a possibilidade de ter que refazer a cirurgia.
Embora a abdominoplastia não seja, de forma alguma, um procedimento de emagrecimento, as pacientes costumam, sim, notar uma diferença na balança. Com a remoção de pele e gordura, pode haver uma perda entre 1,5 a 4,5 kg.
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica indicada para remover a gordura indesejada e o excesso de pele do abdômen. É uma excelente alternativa para os pacientes que desejam restaurar a forma e o tônus abdominal, criar uma silhueta corporal mais firme e suave e recuperar a confiança e a autoestima.
Como qualquer procedimento cirúrgico, a lipoaspiração tem seus riscos. As complicações que podem ocorrer são infecções, hematomas, embolia pulmonar, trombose e, até mesmo, perfurações em órgãos. Embora possam ocorrer, esses problemas são raros.
Como diminuir os riscos da lipoaspiração? Pesquise, pegue indicações, faça consultas presenciais e opte por um cirurgião plástico experiente e qualificado, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Você pode facilmente saber se seu médico está vinculado à SBCP no site.
Qual cirurgia tem mais risco bariátrica ou abdominoplastia?
Todos os estudos apresentaram, preferencialmente, a abdominoplastia como principal cirurgia realizada em pacientes pós-bariátrica, sendo este, então, o procedimento com maior índice de complicações.
A abdominoplastia é muito procurada por mulheres que já tiveram filhos, com o propósito de reduzir excesso de flacidez na barriga e eliminar estrias. A lipoaspiração é a melhor opção para quem deseja remover depósitos de gordura localizada que não são eliminados com dieta ou exercícios.
Uma força-tarefa que cruzou os dados da alta taxa de mortalidade com o BBL descobriu que cerca de 3% dos cirurgiões viram a morte de um paciente após o procedimento.
Mas, muitos se perguntam: “Quanto tempo dura essa dor após a lipoaspiração?” Normalmente, a dor é mais acentuada nos primeiros dois dias e tende a ser moderada durante um período de 7 a 10 dias. Depois desse tempo, o desconforto tende a diminuir. Outra preocupação comum é a dor nas costas.
Vários tipos de complicações são relatados em abdominoplastias isoladas: hematoma, seroma, infecção de ferida operatória, deiscência, necrose do retalho abdominal, celulite da parede abdominal, epidermólise, embolia pulmonar, tromboflebite, choque e outras29.
Assim como qualquer cirurgia, a abdominoplastia apresenta riscos, principalmente quando é realizada com outros tipos de procedimentos cirúrgicos, podendo haver acúmulo de líquido na cicatriz, hematomas e fibrose, por exemplo.
Quantos dias fica no hospital para fazer abdominoplastia?
O paciente permanece no hospital por 24 horas. Inicialmente é realizado uma incisão na altura da cicatriz da cesárea abrangendo toda a largura do abdômen ou até a região onde há presença de flacidez cutânea.
Quanto custa uma abdominoplastia em 2024? A abdominoplastia, em 2024, custa a partir de R$ 13.100 (apenas uma média de valor), porque o procedimento cirúrgico possui muitas variáveis que devem ser analisadas conforme as necessidades e preferências de cada paciente.
Quanto tempo leva para colar à pele de uma abdominoplastia?
Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.