Em relação à coluna vertebral não é diferente. O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna.
Dependendo da origem, a dor nas costas será tratada por um ortopedista, reumatologista, neurocirurgião ou mesmo por um fisiatra. Caso tenha dúvidas sobre a causa da dor, consulte primeiro um clínico geral. Ele fará uma avaliação e, se for preciso, o encaminhamento a um especialista.
Quem cuida de coluna, ortopedista ou neurologista?
O médico de coluna pode ser o neurologista ou o ortopedista, irá depender de qual o caso do paciente. Por exemplo, se o problema está no sistema nervoso é mais indicado o neurologista, agora se há lesão muscular, traumática ou nas articulações, o ortopedista é um dos especialistas que pode cuidar do seu problema.
Qual Profissional Devo Procurar Para Tratar a Coluna?
Qual o melhor médico para coluna?
O ortopedista é especializado no sistema musculoesquelético e pode também realizar cirurgias se tiver esta especialidade. Assim, cuida de problemas relacionados a ossos e traumas, como fraturas, torções e luxações, tumores ósseos, pé chato e deformidades da coluna.
Quais são os sintomas quando a hérnia de disco está inflamada?
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
O médico que cuida da má postura corporal é o ortopedista. O ortopedista é um médico especializado em diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos, incluindo lesões de má postura corporal. Ele pode avaliar sua postura corporal e identificar qualquer problema de postura que você possa ter.
Chamado também de “osteofitose”, o bico de papagaio é uma condição médica que afeta os discos ósseos que compõem a coluna vertebral. Ao invés de permanecerem retos e alinhados, por conta de uma inflamação nos discos da coluna vertebral, forma-se uma pontinha na borda externa do disco da coluna vertebral.
Um dos sintomas mais comuns é a dor, que pode ser aguda ou crônica, frequentemente sentida nas costas ou no pescoço. A dor pode se agravar com o movimento, especialmente após períodos de inatividade, como ao acordar. Outro sintoma significativo é a rigidez, que limita o movimento da coluna.
O especialista em dor no nervo ciático é o ortopedista, fisioterapeuta e neurocirurgião. Estes profissionais são aptos para avaliar, diagnosticar e tratar este tipo de problema, visando a solução definitiva e o bem estar do paciente.
O médico que cuida da coluna lombar é o neurocirurgião especializado em coluna. Além de diagnósticos precisos das condições que afetam a região, ele também é o responsável pelo tratamento específico de cada caso.
Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.
Recomenda-se procurar um médico para coluna quando o paciente apresenta dores na coluna frequente ou dor com duração de 1 a 2 meses. Pacientes com dor na coluna acompanhada com outros sintomas, como dor que irradia para outros membros e dificuldade de locomoção, também devem procurar atendimento médico.
Estou com dor na coluna. Que médico devo procurar?
Quando a dor nas costas é persistente, o paciente deve procurar pelo auxílio de um ortopedista para que ele possa fazer o exame clínico e também solicitar exames complementares para fazer um diagnóstico mais preciso da causa da sua dor nas costas.
Para o diagnóstico é preciso a consulta com um neurologista especialista em hérnia de disco, para que possa passar o diagnóstico e começar o tratamento. Quanto mais cedo a descoberta e início do tratamento, melhor para o paciente.
Qual a diferença entre um ortopedista e um neurocirurgião?
O ortopedista tem formação profissional voltada para o tratamento das patologias do sistema músculo esquelético enquanto a formação do neurocirurgião tem enfoque no tratamento das doenças do sistema nervoso central, medula, nervos espinhais e periféricos.
Lucas Vasconcellos: neurocirurgião especialista em coluna. O neurocirurgião de coluna é um profissional responsável pelo planejamento e execução de cirurgias no sistema nervoso central e periférico — que inclui a coluna e suas ramificações nervosas.
A inflamação na lombar pode ser um resultado de várias condições médicas, como hérnia de disco, osteoartrite ou espondilite anquilosante. Portanto, é crucial procurar a orientação de um médico especialista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Sendo assim, você deve procurar um fisiatra quando sofrer uma lesão que provoca dor e atrapalha seus movimentos, quando sente seu funcionamento físico limitado por alguma doença, quando tem dores crônicas na coluna, se sofrer uma lesão por esforço repetitivo (LER), se precisa se recuperar de uma cirurgia e se teve um ...
Quais são os sintomas da doença? De modo geral, o sintoma mais recorrente em quem sofre de hérnia de disco é a dor intensa na coluna, mas especificamente no local em e que o disco se rompeu. A dor também pode irradiar para outras regiões do corpo.
Vocês já ouviram falar sobre Síndrome do Piriforme? Pois bem, é uma patologia que pode levar a confusão, pois seu diagnostico pode ser confundido com outras, como por exemplo as Hérnias de disco lombares. A síndrome do Piriforme é uma forma de neuropatia que envolve compressão do Nervo Ciático pelo músculo piriforme.
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.