No caso dos sintomas na barriga, abdômen ou trato digestivo, o especialista a ser procurado é: o gastroenterologista. São eles que conhecem as funções e doenças do estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula biliar.
Baixo volume evacuado a cada ida ao banheiro. Sensação de que ainda restam fezes no intestino ou no reto logo após evacuar. Dificuldade para evacuar, sendo necessário fazer muita força. Fezes duras, ressecadas e pouco volumosas.
Qual a diferença entre o gastroenterologista e o proctologista?
A diferença entre Gastroenterologia e Proctologia
Como você viu, a Gastroenterologia é a especialidade que destina cuidados para todo o trato gastrointestinal. Por sua vez, a Proctologia se especializa unicamente no intestino.
Por isso, qualquer sintoma relacionado a esses órgãos, incluindo situações comuns como enjoo, azia ou queimação no estômago, refluxo, vômitos, alteração na digestão, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, gazes, inchaço ou distensão abdominal são indicativos de que você deve procurar um gastroenterologista.
Qual a diferença entre gastroenterologista e proctologista? | Dr. Marcelo Werneck
Qual médico olha o intestino?
No caso dos sintomas na barriga, abdômen ou trato digestivo, o especialista a ser procurado é: o gastroenterologista. São eles que conhecem as funções e doenças do estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula biliar.
Ele deve ser feito por um médico gastroenterologista, que é o especialista no sistema digestório. No processo, o profissional solicitará os testes necessários que ajudarão a identificar se é Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa ou colite indeterminada.
O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.
A colonoscopia pode ser solicitada tanto pelo gastroenterologista como pelo oncologista especialista em tumores gastrointestinais. Ela faz parte dos exames periódicos, indicados para homens e mulheres a partir dos 45 anos.
O paciente que apresenta o sintoma poderá consultar um nutricionista ou um médico gastroenterologista para que seja feita a pesquisa por meio de exames de sangue e assim, chegar a um diagnóstico.
A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.
Como saber se estou com problema grave no intestino?
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.
Coloproctologista: médico que cuida do intestino também é especialista em reto e ânus. O coloproctologista é o profissional mais indicado para o atendimento a pacientes que apresentam sintomas e doenças relacionadas ao intestino. No entanto, a especialidade de coloproctologia abrange também outros órgãos: ânus e reto.
Ao procurar um coloproctologista, ele irá avaliar o quadro apresentado pelo paciente e, com base na exclusão de outras doenças com características semelhantes e por meio de exames complementares, será possível chegar ao diagnóstico da síndrome do intestino irritável.
Em geral, pessoas que permanecem mais de três ou quatro dias sem evacuar devem procurar um médico. Além disso, é extremamente importante buscar atendimento especializado se o indivíduo ficar mais de uma semana sem defecar. O profissional mais indicado para acompanhar pacientes com constipação é o médico proctologista.
O seu exame é entregue na mesma hora. Em média esse exame custa na rede particular em clínicas particulares de 500 a 700 reais levando em consideração a idade do paciente. Agende seu exame com nossa equipe, Somos um hospital dia em plena a Avenida Paulista, com excelente acesso.
Caso seja a sua primeira consulta, o gastroenterologista irá realizar algumas perguntas, como histórico de doenças familiares relacionadas ao sistema gastrointestinal, hábitos alimentares, uso de medicamentos, consumo de álcool e se você apresenta alguma doença diagnosticada – como diabetes, que pode ocasionar úlcera – ...
Como exemplo de doenças mais graves do intestino, podemos citar a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, que são doenças inflamatórias intestinais (DII) e a síndrome do intestino irritável.
Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.
O coloproctologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar as doenças que atingem o cólon (intestino grosso), o intestino delgado, o reto e o ânus. Ou seja, além de problemas intestinais, este especialista também trata problemas retais e anais.