Na Umbanda, Iroko é conhecido como o senhor do tempo e da sabedoria, sendo reverenciado como um guardião ancestral que conecta o passado e o presente. É um Orixá muito respeitado e poderoso, que é frequentemente associado a árvores gigantes e majestosas, simbolizando sua presença imponente e protetora.
Tempo assume, em nossa Casa, o senhorio do chão em conjunto com Xangô. Na tradição Nagô, por vezes encontramos a relação de Tempo-Iroco como irmão de Xangô4. Essa relação nos serve para compreender a função conjunta assumida por essas duas Forças na guarda do chão de nossa Casa.
ORIXÁ TEMPO! | TEOLOGIA DE UMBANDA | Paulo Ludogero
Qual a oferenda para tempo?
Oferenda: Mumum badi - feijão fradinho torrado, temperado com cebola e gengibre. Cores: Marrom, branco e verde - que simbolizam hierarquia e atraem notoriedade.
Iroco ou Irocô (em iorubá: Iroko) é um orixá do candomblé Queto. No Brasil, é associado à árvore conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à árvore Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.
Orixá Oyá-Tempo também conhecida como Mãe Logunan, Orixá que atua na vibração divina do Trono Feminino da Fé. Faz par com Pai Oxalá. Sendo um trono Cósmico, ela atua em nossas vidas quando necessário. Guardiã da Fé e da religiosidade, ela reordena o caos religioso, realinha os desequilíbrios na Fé.
Irokô: também é celebrado às terças-feiras, podendo ser homenageado em outros dias dependendo do terreiro. Ele é o orixá do tempo e é celebrado no dia 4 de outubro.
Ìrókò mora em uma árvore com o mesmo nome. Esta árvore faz a ligação do Òrun (céu) com o Àiyé(terra) e controla o Ẹ̀mí ìgbà (tempo de vida dos seres humanos). Carrega o òkò nlá (grande lança).
Normalmente seu assentamento é feito numa grande arvore, de raízes fortes, firmes e profundas onde se passa um grande pano branco (alá) a volta, consagrando-a ao Tempo. É um Orixá que precisamos sempre de seu concurso, pois tem muitas horas que precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não.
Existe um orixá muito potente, mas pouco conhecido. O orixá Tempo. Ele é representado pela árvore Irôko e reclama nos terreiros que as pessoas só o invocam quando estão muito aperreadas, “com piolho na cabeça”, querendo logo resolver algo.
Iansã, também conhecida como Oyá, é uma das orixás mais fortes e destemidas do panteão africano, representando a energia dos ventos, das tempestades e do fogo.
Iniciada no culto aos orixás há 41 anos, Mãe Lindete de Oyá é sacerdorte e uma das filhas de Iansã (Oyá). De acordo com Mãe Lindete de Oyá, as filhas de Iansã são: Poderosas, com temperamento audacioso, autoritárias, bem-humoradas, impossível de passar despercebidas.
Eparrei Oyá” é uma saudação à Iansã, orixá dos raios e dos ventos. A expressão é composta por “epá”, que é uma saudação similar a “salve”, e “hey”, que denota surpresa.
CORES: Marrom, verde e branco que simbolizam sensatez e atraem reconhecimento. CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ: Por ser o senhor da Igi mímọ́ Òrìṣà (da árvore sagrada dos orixás), Ìrókò tem o poder de controlar o tempo de permanência dos seres humanos aqui no ayé (terra).
Iroko é um dos Orixás mais antigos nas tradições religiosas de matriz africana, sendo cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu. É ele quem rege o tempo, representando a ancestralidade dos que vivem no presente sob o signo dos que vieram antes.