Qual médico devo procurar para dores nas pernas? Reumatologista, neurologista, ortopedista e cirurgião vascular estão entre os especialistas que podem ser procurados em caso de dores nas pernas. No entanto, é preciso ter noção da origem do desconforto para buscar essa ajuda especializada.
O médico ortopedista é especializado no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados a ossos, músculos, ligamentos e articulações de todo o corpo. Dessa forma, esse profissional é habilitado para avaliar lesões e disfunções que podem comprometer a estrutura músculo-esquelética do indivíduo.
Qual o melhor exame para saber qual é a dor nas pernas?
O ultrassom nas pernas é um método não invasivo, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens das veias e artérias das pernas. O exame de imagem é amplamente utilizado na avaliação de dores e localiza possíveis obstruções, coágulos sanguíneos e varizes.
Celulite: uma infecção da pele e tecidos moles, ou osteomielite, infecção nos ossos. Inflamação das articulações das pernas em razão da gota ou artrite. Danos nos nervos: o que costuma ocorrer em alcoólatras, fumantes e diabéticos. Varizes: nem sempre são dolorosas.
Por exemplo, se a dor na perna for muito forte, fizer você mancar ou surgir repentinamente, vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e até falta de ar, pode ser trombose, que merece intervenção imediata e deve ser tratada no pronto-socorro.
Como saber se a dor na perna é muscular ou vascular?
É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas. Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular.
Pessoas em estágios iniciais de doença vascular periférica, geralmente, percebem que suas pernas doem ou latejam ao andar, com a dor tendendo a desaparecer ao descansar, mas retornando ao ficar em pé ou andar.
O cirurgião vascular é o profissional capacitado para o tratamento cirúrgico desses problemas. Importante esclarecer que o cirurgião vascular e o angiologista cuidam dos problemas que prejudicam o sistema circulatório nas pernas, braços, tronco e pescoço.
O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.
No entanto, a depender do nervo, pode afetar também a parte da frente da coxa até o joelho. “Os problemas neurológicos que mais causam dor nas pernas são na coluna, as hérnias de disco e as estenoses.
O especialista diz que, apesar de ser difícil para o paciente distinguir quando uma dor está relacionada à ortopedia ou à reumatologia, as seguintes dicas podem ajudar: Se a dor ou o inchaço aparecer depois de um trauma, como uma torção ocasionada pela prática de esporte, o ideal é procurar um ortopedista.
Os anti-inflamatórios, como o diclofenaco, o naproxeno ou o ibuprofeno, ajudam a diminuir a inflamação das pernas, causadas por dor muscular, lesões, entorse, dor nas costas, artrite, ou até dor após cirurgias ortopédicas, por exemplo.
O ideal para aliviá-la é combinar o repouso com exercícios de alongamento para cuidar da saúde dos músculos. A aplicação de compressas de gelo no local da dor na perna também é bem-vinda.
Qual o tipo de doença que causa muita dor nas pernas?
Artrites inflamatórias diversas (artrite reumatóide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, gota, e outras) ou também degradativa (artrose) quando acometem especialmente os joelhos podem gerar dor local ou irradiada para as pernas.
Para identificar a causa correta da dor nas pernas e iniciar o tratamento adequado, o ideal é consultar um clínico geral, que poderá solicitar exames de sangue, raio X ou ressonância magnética, por exemplo.
Qual médico devo procurar para dores nas pernas? Reumatologista, neurologista, ortopedista e cirurgião vascular estão entre os especialistas que podem ser procurados em caso de dores nas pernas.
Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.
Sintomas como dormência, formigamento e câimbra são também comuns nessa fase da doença. Nos casos mais graves e avançados, a dor aparece mesmo em repouso e a perna começa a ficar fria e pálida, podendo ocorrer o surgimento de feridas (gangrena).
Menos frequentemente, a parte inferior das pernas, mãos e pés ficam doloridos e rígidos. Os sintomas podem ocorrer periodicamente (em crises) ou a maior parte do tempo (cronicamente). A dor pode ser intensa. Geralmente, ela piora quando há fadiga, estresse ou após o uso excessivo.
Dores, câimbras e cansaço nas pernas ou pés ao caminhar, pernas mais frias que o resto do corpo e feridas na região que demoram para cicatrizar. Muita gente não dá atenção a esses problemas achando que são ""da idade"".
As dores nas pernas podem ter diversas causas. Entretanto, quando acontece por problemas vasculares, geralmente, deriva da circulação arterial deficiente ou de problemas no retorno do sangue venoso. Por isso, ao sentir dor nas pernas, a avaliação de um angiologista ou cirurgião vascular é imprescindível.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.