Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca. O Dr.
Se a duração e a gravidade das aftas chamarem a atenção, deve-se procurar um dentista ou médico, que pode ser um gastroenterologista, um especialista em cabeça e pescoço ou um cirurgião bucomaxilar.
Também conhecidas como aftas ou estomatite aftosa, as úlceras bucais podem provocar feridas no céu da boca. Porém, além do céu da boca, as aftas podem atingir qualquer região da mucosa bucal, como, por exemplo, a língua, gengivas e até mesmo a garganta.
Quando o paciente apresentar lesões bucais, ardência e dor em qualquer região dos lábios e da mucosa bucal, boca seca, aumento de volume nos tecidos, sangramento, etc. Quem encaminha o paciente para o Estomatologista? Profissionais da área da saúde, usualmente Cirurgiões-dentistas e médicos.
O estomatologista é o médico responsável por cuidar da língua e das diferentes estruturas da boca, incluindo glândulas salivares, gengivas, lábios, mucosa oral e articulações da mandíbula.
FERIDA NA BOCA: CAUSAS E CARACTERÍSTICAS (com Dra. Mylene Fakhouri)
Qual médico cuida da mucosa da boca?
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.
Consiste em remover um pequeno fragmento de tecido vivo do corpo (pele, mucosa da boca, etc.) e, posteriormente, examiná-lo ao microscópio (exame histopatológico). É indicada para ajudar esclarecer o diagnóstico de diversas doenças e, não apenas o câncer. É feita rapidamente, sem dor, sob anestesia local.
No entanto, quando fogem da atuação do estomatologista, o paciente é encaminhado ao médico ou dentista de especialidade responsável por aquele problema.
Este serviço oferta, no mínimo, as especialidades de Endodontia, Periodontia, Pacientes com Necessidades Especiais, Cirurgia Oral Menor e Diagnóstico Bucal (Estomatologia), com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.
As feridas na boca podem ser consequência de aftas, pancadas na boca ou consumo de alimentos muito quentes ou frios, além de também poder ser consequência de doenças autoimunes ou infecções por fungos, vírus ou bactérias, como no caso da sífilis, queilite angular, herpes e herpangina, por exemplo.
Por fim, o tratamento das aftas pode ser feito pelo uso de medicamentos específicos, pomadas anestésicas, corticóides tópicos, agentes cicatrizantes, pela boa higiene bucal, boa alimentação, e pelo bochecho de soluções como água morna e bicarbonato de sódio.
Se o caso for cirúrgico, embora qualquer cirurgião possa tratar uma ferida na perna, o profissional mais qualificado é o cirurgião plástico. Se o caso for clínico, não cirúrgico, o profissional mais qualificado é o dermatologista.
O médico dermatologista realiza exames detalhados das características das cicatrizes de cada paciente e propõe um programa individualizado de acordo com as necessidades de cada um.
Os tipos de lesões na boca são: superficial, profunda, séssil, pediculada, endofítica ou exofítica. Mas calma, esses termos odontológicos tem explicação: séssil é quando a base da lesão é a parte mais larga dela. Pediculada é justamente quando a base é a parte mais estreita.
O dentista especialista nessa área consegue lidar com diferentes tipos de enfermidades na boca. O perito em estomatologia pode notar várias doenças, como anemia, diabetes e até AIDS. Isso porque esses e outros problemas manifestam sinais na região bucal, como manchas e cores estranhas.
Qual a especialidade médico que cuida de boca seca?
Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças.
O cirurgião bucomaxilo é um profissional da odontologia especializado no tratamento cirúrgico de patologias que acometem a cavidade bucal, em especial traumas e deformidades dentofaciais.
A radiografia é utilizada para avaliar, com extrema facilidade, estruturas dentárias ósseas alteradas (seja por fraturas ou infecções como a cárie), cavidades e até mesmo algumas doenças que não demandam uma imagem mais detalhada para fechar o diagnóstico.
Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca. 6. Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente océu da boca. Palpe com o dedo indicador todo o céu da boca.
O paciente deve relaxar a boca e colocar a língua para fora, não completamente. Utilizando a lanterna para iluminação da região, o profissional examina a língua quanto a coloração, tamanho, posição, textura, existência de massas ou lesões.
A periodontite é uma das doenças bucais mais graves, e acontece pelo enfraquecimento da estrutura óssea dos dentes, eventualmente ocasionando a perda dos mesmos ou mesmo problemas de saúde mais graves.
O Herpes labial costuma começar com a famosa coceirinha no lábio. No dia seguinte aparece pequenas vesículas (bolhinhas de água) no lábio e em um ou dois dias essas bolhas estouram e se forma a ferida. Alguns sintomas comuns da lesão herpética são sensação de ardência, coceira e pequenas bolhas na boca.