O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso é tão importante refletir sobre os nossos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que consumimos e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.
Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo.
O consumo consciente desempenha um papel crucial na minimização do impacto ambiental. Ao optar por produtos sustentáveis e práticas de consumo responsáveis, a sociedade pode reduzir a poluição, a extração desenfreada de recursos naturais e a degradação de ecossistemas.
O consumismo é um fenômeno social estimulado pela sociedade capitalista devido à sua capacidade de movimentar a estrutura econômica e, desse modo, garantir o funcionamento das engrenagens de consumo. Contudo, ele também constitui um aspecto característico de subjetividades fragilizadas.
Ao praticar o consumo consciente, estamos contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a redução do desperdício. Isso significa planejar melhor as compras, refletindo sobre a necessidade real dos itens que desejamos adquirir e buscando alternativas mais sustentáveis.
Um dos reflexos da crise econômica é a mudança dos hábitos de consumo. Essa transformação pode ser percebida na alteração do local de compra, numa nova composição de cesta de consumo ou até em substituição de hábitos de consumo (Kaytaz & Gul, 2014; Zurawicki & Braidot, 2005).
O consumo de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno, no entanto, o consumo dos itens acima não ocorre de forma homogênea nos países.
Os benefícios do consumo são: relaxamento, sentimento de prazer, aceitação social. As barreiras para deixar de consumir referem-se à habituação e vício.
Porque como consumidores, somos também financiadores das práticas que as empresas que nos relacionamos adota. A lógica é simples. Quando trocamos um valor monetário por um produto ou serviço, estamos colaborando com a sua permanência no mercado e dizendo para a empresa: olha, estamos com você!
Ele pode ser influenciado por fatores internos, como desejos, necessidades, atitudes, intenções e expectativas, bem como fatores externos, tais como cultura, estrutura social, informações, fatores econômicos e círculo social.
O consumo corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodomésticos, serviços médicos, etc.) por forma a satisfazerem necessidades e maximizarem a sua utilidade.
Consumo, em seu significado mais simples, é o ato de obter bens ou serviços por meio da compra, sendo necessária uma troca para isso acontecer. Essa “troca” acontece através do dinheiro. Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços…
RESUMO: O capitalismo depende do consumo, e a sociedade capitalista é refém do consumismo. O consumo exagerado se transforma em consumismo, ou seja, as pessoas passam a adquirir produtos e serviços muito além daquilo que seria considerado essencial para a sua sobrevivência.
O consumo desenfreado pode acarretar no comprometimento financeiro familiar por meio de uma quantidade excessiva de dívidas, contraídas por meio da compra de produtos desnecessários e supérfluos.
O consumo é um ato económico porque o consumidor, tendo um rendimento limitado, tem de fazer escolhas: – Tem de escolher entre quanto poupar e quanto consumir. – Tem de escolher que bens consumir.
O objetivo de consumir de forma consciente é contribuir para que a cadeia seja mais sustentável, evitando o consumo excessivo, o acúmulo e o descarte sem reaproveitamento. Para isso, todos os responsáveis precisam ter consciência do seu papel.
Como já referido, o objeto da relação de consumo será o fornecimento de um produto ou a prestação de um serviço. O Código cuidou de defini-los, fazendo-o da seguinte forma: a) Produto: “é qualquer bem móvel ou imóvel, material ou imaterial”, (parágrafo 1º, do art. 3º da lei 8.078/90).