O pneumologista lida com as condições que têm a ver com as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas condições quando o sistema imunológico está envolvido, em especial as chamadas reações de hipersensibilidade mediada imunoglobulinas.
Se a dermatite for causada por uma reação alérgica a substâncias específicas, um alergista pode ser mais indicado. Por outro lado, se a dermatite for de natureza inflamatória, infecciosa ou genética, um dermatologista pode ser mais apropriado.
Quem trata dermatite, alergista ou dermatologista?
O diagnóstico e o acompanhamento da dermatite atópica é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por dermatologista, alergologista-imunologista, pediatra, e psicólogo.
Aconselho que procure um Alergista para, através do teste alérgico, exame físico e entrevista possa ser feito seu diagnóstico e o melhor tratamento para seu caso. O otorrinolaringologista e o especialista que poderá fazer uma melhor avaliação quanto a fatores anatômicos e funcionais da cavidade nasal.
Alergia e Imunologia: O que trata e quando procurar um especialista
Qual o médico que trata alergia?
O médico alergista é especialista nas doenças alérgicas e outras condições e disfunções do sistema imunológico. O profissional atua para detectar e auxiliar na prevenção dos fatores desencadeantes da alergia e prescrever tratamentos para controle dos sintomas, controle da doença ou, quando possível, cura da condição.
O médico especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema imunológico e desencadeadas por fatores alérgicos. Dentre as patologias mais comuns estão a hipersensibilidade a venenos de insetos, a alergia alimentar, dermatite atópica, asma e rinite.
Exame. O exame laboratorial não é necessário para o diagnóstico, entretanto, o aumento de eosinófilos e imunoglobulina E (IgE), assim como achados inflamatórios característicos na biópsia de pele podem estar presentes e ajudar o médico nessa etapa, se for necessário.
Todas as alergias podem ser descobertas pelo Alergologista a partir de testes de alergia como, exame de sangue, teste de provocação oral, testede alergia nas costas, entre outras alternativas de testes e exames.
Alergia a picada de inseto e pele ressecada podem até ser considerados motivos comuns, mas, quando a coceira é acompanhada de vermelhidão, manchas, feridas e outras manifestações parecidas, procurar um dermatologista é a melhor forma de encontrar um tratamento adequado.
Qual a diferença de alergista para dermatologista?
Em geral, quando o paciente apresenta sintomas de alergia, ele procura um clínico geral ou um dermatologista para resolver seu problema. No entanto, caso o médico suspeite de reação alérgica em sua hipótese diagnóstica, ele deve encaminhar o paciente a um médico alergista.
Mas algumas pessoas já apresentam suscetibilidade para alergias e doenças dermatológicas. Nesse caso, quando há aumento do estresse e situações que abalam a saúde mental, esses problemas podem se manifestar ou se agravar. Assim, emoções intensas favorecem a urticária, a psoríase, a dermatite atópica e o vitiligo.
O método mais utilizado atualmente é o ImmunoCap, embora outros como o RAST e o ELISA também. Uma curiosidade é que o nomenclatura RAST se consagrou como teste de sangue, porém a metodologia mais utilizada é o ImmunoCap, mesmo quando se solicita o RAST pela facilidade e especificidade da técnica.
Áreas secas em placas salientes ou com descamação, principalmente nas dobras da pele. Em crianças e bebês, aparece geralmente no rosto, nos cotovelos ou nos joelhos e possivelmente em outras regiões do corpo.
Nos processos alérgicos, considerando sua diversidade e intensidade, os processos inflamatórios apresentam variações no sangue periférico alterando resultados e/ou dados pertinentes as leucocitoses e leucopenias que envolvem intensidade variável entre leve a moderada dependendo da etiologia do processo.
Durante a primeira consulta com o alergologista, o especialista analisará as queixas do paciente, avaliando os sintomas e o histórico familiar e clínico. Além disso, poderá realizar perguntas sobre o ambiente em que a pessoa vive (trabalho e casa) e como ele pode contribuir para o surgimento de uma reação alérgica.
A dermatite atópica é uma das principais doenças da criança que leva os pais a procurarem o consultório do dermatologista. Muitas vezes, pode estar associada às outras duas atopias: rinite alérgica e asma.
Qual a diferença do alergista para o alergologista?
O alergologista exerce o mesmo papel, no entanto apresenta um período de especialização em residência na área de Alergia e Imunologia. Ele também recebe um treinamento em clínica geral ou pediatria. Essa escolha deve ser feita de acordo com a pretensão da especialidade a ser seguida pelo profissional.
O médico alergologista, também conhecido como alergista e imunologista, se dedica a prevenir e tratar doenças alérgicas e autoimunes e a orientar sobre imunização (vacinas). O alergista trata pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos.
Manchas vermelhas pelo corpo, às vezes em alto relevo (vergões), coceira, lesões descamativas, pele ressecada e inchaços na face podem ser sinais de alergia, mas também podem ser indícios de outras condições. Por isso, ao notar algum sintoma, é necessário buscar ajuda médica para investigação.
Se você tem esses sintomas procure um médico alergologista. As urticárias surgem na pele como placas vermelhas inchadas e apresentam coceira muito intensa. Duram de poucos minutos a várias horas, podendo variar o local. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida.