O otorrino, ou médico otorrinolaringologista, é um profissional altamente especializado e experiente em condições que afetam o ouvido, nariz e garganta. Como exemplo, podemos citar a rinite e a sinusite – condições médicas comuns que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
É o médico otorrino quem cuida de doenças das vias aéreas superiores, como rinite, sinusite, amigdalite, faringite e laringite. Também é ele o especialista em cirurgias de ouvido, nariz e garganta, como amigdalectomia, adenoidectomia, rinoplastia, entre outras.
O tratamento empírico da rinite aguda viral é feito por inalação e vasoconstritores tópicos ou sistêmicos. O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
Aconselho que procure um Alergista para, através do teste alérgico, exame físico e entrevista possa ser feito seu diagnóstico e o melhor tratamento para seu caso. O otorrinolaringologista e o especialista que poderá fazer uma melhor avaliação quanto a fatores anatômicos e funcionais da cavidade nasal.
– Nasofibrolaringoscopia: dentre os exames para sinusite e rinite, a nasoficrolaringoscopia é um dos mais indicados. Ele investiga as estruturas que vão desde a cavidade nasal até a laringe com o objetivo de diagnosticar doenças que acometem as vias digestivas e vias aéreas superiores.
Como se livrar da rinite com remédio natural. - ALÍVIO IMEDIATO para rinite alérgica
É possível ter rinite e sinusite ao mesmo tempo?
Caso a rinite não seja tratada adequadamente, ela pode evoluir para um quadro de sinusite. Isso pode ocorrer porque a inflamação no nariz provocada pela rinite passa a ser uma porta de entrada para as bactérias, que são as maiores causadoras da sinusite.
Por exemplo, o teste de alergias pode identificar os alérgenos que desencadeiam os sintomas da rinite alérgica. Em outros casos, também é possível a realização de exames de sangue especiais, que podem diagnosticar a rinite.
O pneumologista lida com as condições que têm a ver com as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas condições quando o sistema imunológico está envolvido, em especial as chamadas reações de hipersensibilidade mediada imunoglobulinas.
Ao desconfiar de que está com sinusite, procure pelo otorrinolaringologista, ou, simplesmente, otorrino. Esse especialista estuda e trata de problemas nos ouvidos, nariz, seios paranasais e garganta.
Quando procurar um otorrinolaringologista? O otorrino deve ser procurado sempre que o indivíduo apresentar algum sintoma nessas regiões. Dor de garganta e de ouvido, nariz entupido ou escorrendo, diminuição da audição e zumbido no ouvido são alguns problemas comuns que devem ser avaliados pelo especialista.
Se você está espirrando, tem coceira no nariz e nos olhos, esses são indicativos de rinite. Agora, se tem dor de cabeça ou fácil, o provável é que você esteja com sinusite. Mas o diagnóstico deve sempre ser dado por um médico. A duração dos sintomas também muda de uma doença para outra.
Os tratamentos para rinite e/ou sinusite podem envolver uma combinação de abordagens: Medicamentos: Antialérgicos, corticosteroides nasais, e analgésicos podem ser prescritos para aliviar os sintomas e reduzir a inflamação. Antibióticos também podem ser prescritos em casos de sinusite bacteriana.
As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas. Sinusite aguda: Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.
Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.
Qual a diferença entre o dermatologista e o alergista?
Em geral, quando o paciente apresenta sintomas de alergia, ele procura um clínico geral ou um dermatologista para resolver seu problema. No entanto, caso o médico suspeite de reação alérgica em sua hipótese diagnóstica, ele deve encaminhar o paciente a um médico alergista.
O que faz um médico alergista? O médico alergologista, também conhecido como alergista e imunologista, se dedica a prevenir e tratar doenças alérgicas e autoimunes e a orientar sobre imunização (vacinas).
Prezado(a) , o especialista em tosse ( sintoma que é como uma defesa do nosso organismo) , depende da causa da mesma: se o problema (inflamação por exemplo) for na garganta: o especialista será o otorrinolaringologista; se for algo pulmonar (asma por exemplo) o especialista será o pneumologista ; se a causa da tosse ...
Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.
"De uma rinite isolada, vira uma sinusite. O acúmulo de secreção nos seios da face causado pela sinusite, gera o gotejamento de substâncias inflamadas e infectadas no pulmão, o que leva a um quadro de asma", relata Bossois.
“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.