Se você tinha dúvidas se os afiliados podem ser MEI, vimos acima que não é mais possível. As atividades de marketing foram desenquadradas da categoria. Dessa forma, caso queira trabalhar como afiliado, é necessário abrir uma microempresa, selecionando o CNAE 7319-0/03, nomeado como “Marketing Direto”.
Devido ao MEI não listar o marketing para afiliados digitais, o profissional não pode se cadastrar utilizando a atividade como principal. Mas é possível usar outras atividades que estejam relacionadas ao seu trabalho, como produtor de conteúdo, web designer, consultor de marketing, entre outros.
Qual o CNAE correto para afiliados? De acordo com a Receita Federal, o CNAE para afiliados é o 7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Atualmente, os CNAEs (tipo de atividade) para infoprodutos disponíveis no MEI são os seguintes: 8599-6/04 – Cursos ou treinamentos, para quem produz conteúdo digital, como manuais e cursos online; 5811-5/00 – Edição de livros, para quem desenvolve todo o tipo de e-books, ou seja, livros digitais.
MEI. O Microempreendedor Individual – MEI, é uma das opções preferidas daqueles que pretendem abrir CNPJ para marketing digital. Nesse tipo de CNPJ, as empresas pagam seus impostos em guia única com vencimento mensal e valor reduzido, correspondente a pouco mais de 5% do salário mínimo.
De acordo com a Receita Federal o CNAE para social media é o 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros.
O CNAE correto pode ter um impacto significativo nas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas da sua empresa. Para empresas de ecommerce, a classificação mais adequada é a 47.89-0/99, “Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente”.
Qual CNAE para vender no Marketplace? O CNAE marketplace correto para esse caso é o seguinte: 74.901-04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Se você já pensou em profissionalizar seu negócio, possivelmente já pensou em abrir um MEI. E essa é uma dúvida comum para os afiliados. No entanto, a atividade principal para afiliados é a de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, e isso explica o porquê o afiliado não pode ser MEI.
Afiliado não pode ser MEI, mas pode abrir empresa, conte conosco, regularize suas atividades, acelere o crescimento dos seus negócios e fique em dia com a Receita Federal.
A partir de julho/2022, os vendedores Shopee com cadastro CPF ou MEI que possuem faturamento superior a R$ 81 mil somados nos últimos 12 meses precisarão realizar a migração da conta para a modalidade CNPJ.
Afiliados digitais não podem mais atuar como MEI. Isso porque a Receita Federal lançou um CNAE específico para afiliados digitais. Essa CNAE é a 7490-1/04, que abarca atividades de intermediação de negócios e serviços.
O Magalu Empresas é um site de vendas de produtos direcionado pra quem é MEI (microempreendedor individual) ou tem uma empresa pequena, média ou de grande porte, tá?! Lá, você tem a vantagem de comprar diversos produtos em grande quantidade, com um precinho diferenciado que você só encontra no Magalu.
O regime tributário simplificado para autônomos e pequenos empresários foi criado em 2009 e desde então o MEI aparece em cada vez mais segmentos. O MEI pode vender online não somente em loja virtual, mas também em alguns canais de venda como marketplaces.
O CNAE de marketing digital para MEI está enquadrado no código 7319-0/03, referente a “Marketing Direto”. Isso inclui atividades como publicidade por mala direta, distribuição de amostras, visitas de representantes, entre outras.
“A partir de julho/2022, os vendedores Shopee com cadastro CPF ou MEI que possuem faturamento superior a R$ 81 mil somados nos últimos 12 meses precisarão realizar a migração da conta para a modalidade CNPJ.
Para a criação do MEI em Marketing Digital ou qualquer outra atividade, o profissional precisa selecionar uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em que os seus serviços se enquadram. A numeração referente ao Marketing Digital foi desenquadrado do regime do MEI, ou seja, não existe mais.
Separe a documentação necessária: Após contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais, você precisará separar os documentos necessários para regularizar as suas atividades e abrir um CNPJ, incluindo: RG e CPF; Comprovante de Residência; Certidão de Casamento (se houver);
Qual tipo de CNPJ para marketing digital? Assim, as alternativas para abrir uma PJ de marketing digital são: Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), regulamentadas pelo Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Lei Complementar 123/2006.
Sim. Você precisa de CNPJ para vender na Hotmart. Na prática, por mais que a plataforma aceite o cadastro de infoprodutores que não possuem CNPJ, vender os seus infoprodutos como pessoa física não é uma boa opção do ponto de vista dos impostos.
Além de ser vantajoso vender em um marketplace, não é preciso ter um CNPJ para utilizar a plataforma. No entanto, é importante ter um CNPJ para transmitir credibilidade aos clientes e estar totalmente regularizado com as tributações. O marketplace é um dos formatos do e-commerce que mais cresce nos últimos anos.