Confira as atividades permitidas para o CNPJ MEI em Tecnologia da Informação: CNAE 4751-2/01 – Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática independente. CNAE 6190-6/99 – Instalador(a) de rede de computadores independente.
De acordo com a legislação do Simples Nacional e MEI para o mercado digital, o Social Media não pode ser Microempreendedor Individual, afinal, suas atividades estão vinculadas ao CNAE de provedores de conteúdo na internet.
Não existe um código CNAE específico para ecommerces; nesse caso, o microempreendedor deve utilizar o mesmo sistema das empresas físicas que atuam no varejo. Para saber qual o CNAE mais adequado para a sua loja virtual, é preciso acessar o sistema do Concla e buscar pela sua atividade nas categorias listadas.
Qual ocupação colocar no MEI para provedor de internet?
Os serviços de telecomunicações possuem códigos, ou CNAES, específicos para cada tipo de atividade. Por exemplo, se você for trabalhar como provedor de internet, precisa ter agregado o CNAE de SCM, número 6110-8/03 – SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA.
8599-6/04 – Cursos ou treinamentos, para quem produz conteúdo digital, como manuais e cursos online. 5811-5/00 – Edição de livros, para quem desenvolve todo o tipo de e-books. 6319-4/00 – Dados na internet, entretenimento, busca e outros conteúdos na web para quem trabalha nesses ramos.
Em qual atividade do MEI se enquadra uma loja virtual? Uma loja virtual geralmente se enquadra na categoria de “Comércio Varejista” do MEI. Esse grupo abrange a venda de produtos diretamente ao consumidor final, sem a necessidade de intermediários.
Se você pretende vender roupas por dropshipping, por exemplo, deve escolher o CNAE 4781-4/00, que se refere ao comércio varejista de artigos de vestuário. Não é indicado utilizar o CNAE 7490-1/04, de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral!
Atualmente, não há uma lei que impeça as vendas on-line de emitirem as notas fiscais como MEI. Porém, os empreendedores precisam verificar quais são as atividades permitidas e se sua área está abarcada por esta modalidade. A seguir, elencamos algumas atividades permitidas ao MEI para loja virtual.
Atividades relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) que podem ser enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI): Comércio de equipamentos e suprimentos de informática independente (CNAE 4751-2/01)
Qual ocupação colocar no MEI para prestação de serviços?
As atividades de serviços são algumas das principais optadas pelos Microempreendedores Individuais na hora da abertura de suas empresas. Entre elas estão serviços como o de cabeleireiros, manicures, fotógrafas(os), profissionais de marketing, pintores, jardineiros, esteticista, músicos e muitos outros.
Se a sua loja virtual vende produtos para o consumidor final, é possível que ela se encaixe na categoria de comércio varejista. O CNAE para comércio varejista é 47.61-0/01, e abrange a venda de produtos em lojas virtuais, marketplaces e plataformas de comércio eletrônico.
De modo geral, podemos dizer que o Social Media pode atuar como MEI se cadastrando nas seguintes ocupações: – Digitador 8219-9/99. – Editor de revista (5813-1/00) – Editor de vídeos (5912-0/99)
Criadores de Produtos Digitais – Os criadores de produtos digitais, se enquadram no CNAE 8599-6/04, que compreende o desenvolvimento de conteúdo digital para cursos e treinamentos.
Afiliado pode ser MEI: qual o novo CNAE para afiliados? De acordo com a Receita Federal, o CNAE 7490-1/04 – atividades de intermediação e agenciamento de serviços, é a opção correta para afiliados digitais.
Qual MEI para quem trabalha com marketing digital?
Como vimos anteriormente, o marketing digital não se enquadra mais no modelo MEI. Portanto, para formalizar seu negócio, o primeiro passo é escolher o regime jurídico do seu negócio. As opções são entre Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).