Incolor ou transparente: Pode ser utilizado em banheiros de qualquer tamanho porque a transparência amplia o ambiente. Mais fácil de combinar com o restante da decoração, é o mais comum. Geralmente, é mais barato que coloridos. Fumê: Essa cor é indicada somente para banheiros maiores.
O box incolor para banheiro é o mais utilizado devido ao custo-benefício que ele entrega. Segue o tradicional tom transparente, em que é possível enxergar quem está dentro do box. Sendo assim, ele não proporciona muita privacidade até que o vidro esteja embaçado.
Os vidros bronze e fumê, por exemplo, são indicados para ambientes com luz excessiva, por outro lado, o vidro transparente proporciona ambientes mais iluminados. Já o vidro verde barra parte do calor que entraria no ambiente.
Qual a cor de vidro mais caro? Geralmente, o vidro fumê é um pouco mais caro que outros modelos, em tese, 25% mais caro que o vidro comum transparente.
O vidro temperado é tratado termicamente, tornando-se cerca de 5x mais resistente que o vidro comum. Este tipo de vidro é uma das melhores opções para box de banheiro, proporcionando segurança e durabilidade.
Uma das principais vantagens oferecidas pelo vidro fumê é o controle da incidência de luz. Como a tonalidade do vidro pode variar, o cliente vai escolher de acordo com a necessidade de cada espaço.
O box de vidro temperado pode ter um custo maior, mas devido ao processo de fabricação e tratamento térmico pelo qual passa, é mais resistente, durável, seguro e mais fácil de fazer a manutenção e limpeza.
Das cores mais populares, o vidro bronze e/ou fumê costuma ser a cor mais cara, comparando, por exemplo, com modelos como o incolor e verde. Entretanto, vidros como o acidato e alguns vidros texturizados costumam custar mais caro, considerando a tecnologia exigida em suas fabricações.
Reduz o brilho e o calor solar, proporciona maior privacidade, estética contemporânea. Menor transparência do que o vidro comum, pode escurecer o ambiente, limpeza visível.
Incolor ou transparente: Pode ser utilizado em banheiros de qualquer tamanho porque a transparência amplia o ambiente. Mais fácil de combinar com o restante da decoração, é o mais comum. Geralmente, é mais barato que coloridos. Fumê: Essa cor é indicada somente para banheiros maiores.
O vidro refletivo possui um aspecto espelhado que fornece privacidade, impedindo a visão de fora para dentro durante o dia. Pode ser aplicado em fechamento de varandas, sacadas, coberturas, fachadas, portas e janelas.
Como um guia aproximado, você deve esperar pagar cerca de R$200 por uma instalação num carro de pequeno porte (hatch), mas esse valor pode chegar a R$1.000. Aqui estão os fatores que determinam o custo da instalação da película de vidro.
Cores claras e neutras, como branco e bege, são ideais pois fazem o espaço parecer maior e mais claro, o que também ajuda na hora de limpar. Essas cores podem ser usadas em revestimentos como azulejos, porcelanato e até nos móveis. Tons pastéis e cinza também são boas escolhas para os móveis.
Dessa forma, a medida mínima de um box de banheiro é de 80cm x 80cm. Esse é o melhor tamanho indicado para evitar vazamentos e até problemas na instalação. Porém, existem alguns projetos que aceitam as medidas de 70cm x 70cm. Mesmo quando o tamanho ideal de uso seria de 1m x 90cm.
Cores como preto e branco são clássicas e servem como coringa, encaixando com muita facilidade em qualquer tipo de decoração. Caso você esteja com medo de errar ou o ambiente seja bem diferente, essa é uma escolha segura, mais padronizada e que com certeza terá um resultado básico e elegante.
Qual a diferença do vidro fumê para o vidro incolor?
Além da aparência, a diferença entre o vidro fumê e o incolor é perceptível também nas finalidades de uso. O vidro incolor (transparente), por exemplo, é indicado para ambientes escuros, pois facilita a entrada de iluminação; já o vidro fumê (cinza) é alternativa para diminuir a oferta de luz dos locais.
Apesar de poder ser usado em banheiros de diferentes tamanhos, o box de vidro incolor ou transparente é indicado principalmente para banheiros pequenos. Isso porque a transparência amplia o espaço e dá a impressão do banheiro ser maior. Além disso, são os mais baratos em comparação as outras cores de box de vidro.
Segundo o CONTRAN, nos para-brisas, o grau de transparência deve ser, no mínimo, 75%. Os vidros laterais e os demais vidros indispensáveis a dirigibilidade do veículo, precisam respeitar o limite mínimo de 70% de transparência.
O vidro bronze é mais utilizado em estabelecimentos comerciais, geralmente emoldurado em perfis também na cor bronze, o que proporciona um aspecto requintado à instalação.
Assim sendo, o insulfilm fumê G5 é o mais escuro de todos, bloqueando 95% da luminosidade, permitindo apenas 5% de transmissão. Essa película é a mais escura de todas, mas ainda há aquela película chamada de blackout, que impede a visão total de ambos os lados do vidro, bloqueando totalmente a luz, daí o seu nome.
O box de acrílico para banheiro é feito de material plástico, sendo uma opção mais acessível mas também resistente, embora exija um cuidado maior com impactos. Como costuma ter aparência opaca, dá menos visibilidade à sujeira e é fácil de limpar, embora alguns modelos tenham detalhes que necessitam mais esforço.
O material, apesar de resistente e seguro, pode apresentar fragilidade diante de impactos mecânicos e choques térmicos. Então, a opção mais indicada pela norma técnica de box de banheiro, a ABNT NBR 14.207, é o vidro temperado – que possui uma resistência cinco vezes maior se comparado a um vidro comum.
O sabão em barra ou sabão em pedra é um excelente truque para desembaçar vidros e espelhos. Basta passar o sabão em barra, com muito cuidado, sobre toda a superfície do espelho e retirar logo em seguida com ajuda de um pano úmido. Na sequência, passe um pano limpo e bem seco.