De acordo com o profissional, a principal diferença entre protetor solar fator 30, 50 e 70, está no tempo de proteção e não na qualidade. “Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo”, diz.
Por exemplo: se seu rosto apresenta vermelhidão em 5 minutos quando exposto ao sol, com um protetor solar facial para pele oleosa de FPS 30, esse tempo é 30 vezes maior – passa a ser de 150 minutos. No caso de um protetor solar fator 70 ou com FPS mais alto, como 80, esse tempo passa a ser 70 ou 80 vezes maior.
FPS 70: Essa é uma das opções mais altas e mais adequadas para peles sensíveis, exposições prolongadas ao sol intenso ou situações especiais, como viagens à praia. Fornece a proteção máxima contra os raios UVB e tem ótima aderência na pele.
Não importa a cor da sua pele, os dermatologistas recomendam o uso de no mínimo um protetor com FPS 30. Esse número significa que a pele vai demorar trinta vezes mais para ficar vermelha do que se você não estivesse usando nada.
Já a resposta para a segunda pergunta é: sim, fator de proteção solar tem diferença. Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50.
O que é FPS? Tem diferença entre 30, 50 e 70? | COSMÉTICOS #68
Quanto tempo dura o fator 70?
Isso equivale a 500 minutos, ou cerca de oito horas e meia. Para fazer a conta, basta ter uma noção do tempo que sua pele leva para apresentar os efeitos do sol e multiplicar pelo fator de proteção do produto.
De acordo com o profissional, a principal diferença entre protetor solar fator 30, 50 e 70, está no tempo de proteção e não na qualidade. “Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo”, diz.
Em primeiro lugar no nosso top 10 melhores protetores solares para o corpo está o Sundown spray, que pode ser usado em peles molhadas e garante máxima proteção para pessoas com peles extremamente sensíveis aos raios UV.
Indicado para todos os tipos de pele. Para usar no cotidiano ou especialmente para aquelas férias tão aguardadas na praia ou piscina, sua fórmula possui resistência à água. O produto tem toque seco, textura leve e rápida absorção.
Resumidamente, o fator de proteção solar determina quanto tempo você pode se expor aos raios UV sem se queimar, de acordo com o seu fototipo. Uma pessoa com pele extremamente clara é mais sensível ao sol do que pessoas com pele morena, o que quer dizer que precisam de um protetor com FPS mais alto.
Se, em vez disso, usarmos FS 30, significa que, para cada minuto com o protetor, estaremos protegidos durante 30 minutos. DEVE-SE SEMPRE MULTIPLICAR O TEMPO, EM MINUTOS, PELO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR, PARA SE OBTER O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO SOL MÁXIMO RECOMENDADO.
FPS 30, 50 ou 70? O FPS determina quanto tempo você pode se expor aos raios UV sem se queimar, de acordo com o seu fototipo. Ou seja, a principal diferença entre os protetores fator 30, 50 e 70 não é a qualidade da proteção mas sim o tempo de duração dela.
Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%. Além disso, pessoas que optam por fatores mais altos tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, porque têm a falsa sensação de proteção.
Ao escolher o fator de proteção correto, você deve ter em consideração os seguintes critérios: Quanto tempo você quer ficar ao sol: Se você planeja passar bastante tempo sob os raios solares, considere optar por um fator de proteção mais alto. Quanto mais prolongada for a exposição, maior deve ser a proteção.
A resposta é sim, por ele evitar que as manchas já existentes piorem por conta do aumento da melanina e que surjam novas devido à exposição excessiva ao sol. O protetor solar possui ingredientes ativos que funcionam como uma barreira física e química contra os raios UV emitidos pelo sol.
O Protetor Solar Facial Neutrogena Sun Fresh FPS 70 é o melhor custob-benefício, altamente recomendado para quem busca proteger a pele do rosto dos danos causados pelo sol. Sua fórmula ultraleve e de toque seco é perfeita para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e mais sensíveis ao sol.
O FPS indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem queimar, comparado ao tempo que levaria para queimar sem usar nenhum protetor. Um protetor solar com FPS 30, por exemplo, teoricamente permitiria uma exposição ao sol por 300 minutos (30 vezes mais do que sem proteção) antes de queimar.
A regra geral é reaplicar a cada duas horas, ou mais frequentemente se você estiver nadando, suando muito ou se secando com uma toalha, pois essas ações podem remover o protetor solar da pele.