Na comparação com o mês de maio, setembro teve 74% casamentos a mais em 2021, 36% a mais em 2022, o dobro em 2023 e 68% a mais em 2024. Em 2023, setembro foi o mês com mais casamentos, seguido por novembro e depois outubro.
Apesar da tradição cristã da consagração de Maria em maio e da influência de países do hemisfério Norte, a maioria dos casamentos brasileiros ocorre entre os meses de setembro e novembro.
Contudo, os casais que buscam economizar não precisam abrir mão da realização do sonho. É possível apostar em períodos menos badalados e mais em conta, que podem ser boas opções de redução de custos. Um levantamento mostra que os meses ideais são janeiro, fevereiro, junho, julho e agosto.
Pensando nisso, exploraremos as melhores opções de meses para se casar no Brasil, considerando tanto fatores climáticos quanto oportunidades para criar memórias inesquecíveis. Os meses de setembro a novembro e março a maio são considerados os mais ideais para casamentos ao ar livre no Brasil.
Além disso, o período entre 22 de dezembro e 5 janeiro não é aconselhado para a realização de casamentos por ser um período de férias escolares, quando muitos aproveitam as folgas coletivas e os feriados prolongados.
Janeiro é ideal para casais que desejam um início fresco e vibrante para a nova jornada de suas vidas. Com o verão em pleno vigor, é um dos melhores meses para casar ao ar livre.
Vamos explorar algumas razões pelas quais casar em março pode ser uma ótima escolha. Com o final do verão e o início do outono, o clima tende a ser mais ameno e agradável em março. Os dias ainda são longos e ensolarados, perfeitos para cerimônias ao ar livre e fotos deslumbrantes.
Na contramão, entre os meses mais caros estão março, abril, maio, setembro e outubro. São períodos de dias mais quentes, ideais para celebrações ao ar livre, como praia, e para os casais que planejam a lua de mel em rotas paradisíacas.
Janeiro. Este costuma ser o mês com o menor número de casamentos. A explicação é muito simples, graças às festas do final do ano, as pessoas ficam com medo de que janeiro tire o brilho do evento. Então já sabe, caso você escolha casar-se em janeiro, saiba que estará indo contra a corrente.
Você pode se casar em maio, o mês das noivas. Outra alternativa é junho, mês dos namorados. Ao escolher a data com antecedência, você terá mais atenção com detalhes importantes para o casamento. Entre eles, local da cerimônia, local da festa, buffet, decoração e lista de convidados.
Apesar de maio ser considerado o mês das noivas no Brasil, a maior parte dos casamentos ocorre em dezembro. Ouça o texto abaixo! Maio é conhecido como o “mês das noivas”, mas não há somente uma explicação para a escolha dessa época do ano para a realização dos casamentos.
No auge da primavera, outubro é considerado um dos melhores meses para se casar, por apresentar pouca probabilidade de chuvas, e por possuir muitas opções de decorações. Assim como setembro, outubro é um mês muito disputado pelo clima ameno e pela estação romântica do ano.
Sem dúvida, a primavera marca os melhores meses para casar no campo. Setembro e outubro são o auge da estação e garantem uma diversidade de flores e plantas lindíssimas, já novembro traz um clima mais quente, para quem estiver buscando um casamento mais tropical.
De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro. A sabedoria popular prega que não se deve pular de cabeça nem apressar as fases de um relacionamento.
Hoje, o Código Civil permite o casamento do homem e da mulher aos 16 anos, desde que autorizado pelos pais, enquanto não atingida a maioridade civil aos 18 anos, mas não há norma que estipule uma idade mínima para estabelecimento da união estável.
Alguns especialistas sugerem que casar em um dia da semana menos tradicional, como uma terça-feira ou quarta-feira, pode resultar em preços mais baixos, já que muitos fornecedores têm mais disponibilidade nesses dias e podem oferecer descontos para atrair clientes.
A escolha da data do casamento é uma decisão bem pessoal. Alguns casais optam por datas com um significado especial, como o dia do primeiro beijo; ou pela disponibilidade, quando os convidados podem estar todos presentes. Mas essas não são as únicas formas de chegar ao melhor dia para o enlace.
Menos concorrência por datas: se você tem uma data específica em mente, casar em uma terça-feira aumenta as chances de conseguir o local e os serviços que você deseja. Mais tempo para curtir a festa: com menos pessoas no local, você e seus convidados terão mais espaço para se divertir e celebrar o seu grande dia.
É comum ouvirmos, principalmente dos mais antigos que agosto é o “mês do cachorro louco” e que é preciso evitar se casar neste porque o risco de não dar certo é maior. Por trás de todo sofisma e ditado popular existe verdades e origens que podem explicar as razões de tradições, costumes e crenças.
Em Março o calor começa a diminuir, então os casamentos são menos desconfortáveis. Mas como já avisava Tom Jobim, as águas de Março fecham o verão com muita chuva. Melhor mês para se casar! As chuvas acabaram e o mês não é tão corrido como maio, setembro e dezembro.
Novembro. Novembro é o mês ideal para casamentos na praia, tem pouco índice de chuvas e possuí uma temperatura mais alta em relação a setembro e outubro. A procura aqui começa a diminuir um pouco, mas isso não significa uma variação nos valores dos fornecedores. É um mês que pode encarecer a viagem da lua de mel.