O G3 estreava o motor 1.6 Total Flex – o Gol foi o primeiro carro produzido capaz de rodar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois. O AP flex gerava 99 cv com o combustível vegetal e 97 cv, com o fóssil, além de ter bom torque já a médias rotações.
O Gol G3 também oferecia motores 1.0 16V com cabeçote de origem Audi e duplo comando de válvulas. A versão aspirada rendia 76 cv e 9,7 kgm, e o 16V Turbo, lançado em 2000, rendia ótimos 112 cv e 15,8 kgfm de torque — tornando o “popular” um esportivo com desempenho superior até mesmo ao do Gol 2.0.
Com a mesma plataforma recauchutada do G3, o G4 não tinha um desenho dos mais atraentes. Foi o primeiro carro a sofrer com corte de custos. Tinha acabamento mais simples que o do G3, por exemplo. Por ter sido a "raspa do tacho", o G4 não teve nada muito diferenciado.
Por isso mesmo, todos os propulsores EA111 foram montados nele transversalmente. Com o Gol, isso só foi acontecer em sua terceira geração, conhecida como G5, em 2008.
O Volkswagen Gol 2005 é um hatch compacto que tem motor 1.0 com aspiração natural e 4 cilindros em linha, capaz de gerar até 68 cv de potência e 9,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e direção mecânica.
O então novo motor 1.0 turbo entregava até 112 cv e 15,8 kgfm, garantindo um desempenho mais satisfatório do que os dos Gol e Golf com motor 2.0 aspirado, sem prejudicar a economia de combustível.
Se você quer um carro para o dia a dia, econômico e fácil de manter, o Gol 1.0 MPI é a melhor opção. Por outro lado, se precisa de mais potência e conforto para longas viagens, o Gol 1.6 MSI ou o Gol Automático são as escolhas ideais.
O Gol G4 pode ser encontrado com três opções de motores naturalmente aspirados, de quatro cilindros e já prontos para usar tanto gasolina quanto etanol: 1.0, 1.6 e 1.8.
Com a chegada da linha 2002, o Gol 1.0 16V, a versão de maior volume de vendas da família Gol, passou a ser o modelo com maior potência e torque da categoria, resultado de uma série de mudanças que a Volkswagen fez no motor EA-111 1.0 litro multiválvulas.
Na linha 2021, o Gol vem equipado com o motor 1.6 8V flex, que entrega 101 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina ou 104 cv e 15,6 kgfm, respectivamente, quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.