Quando você procurar por um portão automático encontrará os nomes 1/2 HP, 1/3 HP, 1/4 HP e 1/5 HP. Todos eles se referem à potência do motor automatizador, do mais potente para o menos potente. A medida é feita em cavalos e é inversamente proporcional ao tamanho e peso do portão.
Boa tarde, o de 1/4+ é um pouco mais fraco que o 1/3. No entanto, a escolha entre um compressor de 1/3 HP e um de 1/4 HP dependerá das especificações do modelo de geladeira e das necessidades de refrigeração do usuário.
Os números 1/4 e 1/2 não são equivalentes, pois, se dividirmos o numerador pelo denominador de cada fração teremos 0,25 para 1/4 e 0,5 para 1/2. Ou seja, 1/2 é maior do que 1/4.
Frações são números que expressamos pela razão de dois números inteiros, ou seja, podemos dizer que a fração de um número é representada de uma forma genérica como a razão a/b onde a é o numerador e b o denominador e, por definição, b ≠ 0. Assim, temos que 3/4 é maior que 1/2, pois 0,75 é maior que 0,5.
O motor de 1/3 cv é mais potente que o de 1/4 cv. Vamos comparar as frações primeiramente, independente da unidade de potência utilizada. Importante ressaltar que as medidas de potência são diretamente proporcionais, o que viabiliza essa comparação direta entre as duas, conforme feito acima.
Motores de 1/4 HP a 1/2 HP costumam ser suficientes, suportando de 400 kg a 800 kg. Deslizante: Deslizam lateralmente sobre trilhos. Para portões de até 600 kg, motores 1/4 HP a 1/2 HP são adequados. Já para portões mais pesados (até 1200 kg), utilize motores de 1/2 HP a 3/4 HP.
Se você já tentou escolher um motor para o seu portão, já deve ter se deparado com os números 1/2 HP, 1/3 HP e 1/4 HP. Eles indicam a potência do motor, ou seja, a quantidade de trabalho que ele é capaz de realizar a cada segundo.
Ao comparar frações, lembre-se de que o numerador é o número de cima e que o denominador é o número de baixo. Com o mesmo denominador, um numerador maior significa uma fração maior. Com o mesmo numerador, um denominador menor significa uma fração maior.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W. O cavalo-vapor é uma unidade pouco utilizada no meio científico devido à existência do watt (unidade SI).