É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume do óleo.
Quanto ele pode baixar na vareta? Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
A frequência ideal para a troca de óleo do carro pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de óleo utilizado, o modelo do veículo e as condições de uso. No entanto, geralmente é recomendado fazer a troca a cada 5 a 10 mil quilômetros percorridos ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km. Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo.
Entre eles, destacam-se: Desgaste do motor: com o uso, componentes internos do motor, como anéis de pistão e cilindros, sofrem desgaste, permitindo que o óleo escape para áreas onde não deveria estar. Vedação ineficiente: juntas e retentores desgastados permitem a passagem de óleo, aumentando seu consumo.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
Quanto tempo devo esperar para medir o óleo do motor?
Você deve verificar o nível de óleo do carro uma vez por mês, a cada mudança de estação ou antes de embarcar em uma longa viagem. Se seu veículo for antigo, é aconselhável medi-lo a cada duas semanas.
É normal baixar o nível do óleo do motor? Sim, tanto é normal que no motor tem uma vareta que você puxa para verificar o nível e tem as indicações nessa vareta do nível mínimo e do máximo.
Como identificar sinais de que o motor está queimando óleo?
Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções. O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força.
O ideal é medir o óleo com o motor frio ou em pelo menos 5 minutos após o motor ser desligado e num terreno plano, porém ao se medir com motor quente, o nível da vareta deve estar acima do mínimo. Há, também, outro mito, o do óleo escuro demais. Dizem que precisa ser trocado por causa dessa coloração.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
Frequência recomendada para verificar o óleo de motor. Você só precisa de um minuto para verificá-lo, uma vez por semana, o que pode evitar que o motor tenha problemas graves.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.500 quilômetros.
Como saber se está na hora de trocar o óleo do carro?
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Os anéis de pistão são responsáveis por vedar a câmara de combustão e evitar que o óleo entre na câmara de combustão. Se os anéis estiverem desgastados, o óleo pode passar pelos anéis e queimar durante o processo de combustão, resultando em um baixo nível de óleo do motor.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.