Uniforme hospitalar em tempos de coronavírus Nos hospitais de campanha, voltados para o atendimento exclusivo de pacientes, os profissionais da saúde devem trocar o jaleco, capote ou avental a cada saída da área do paciente.
Jaleco - A roupa hospitalar mais conhecida é o jaleco, também chamado de avental médico. Ele é colocada por cima da roupa e precisa ser bem confortável porque o profissional da saúde costuma passar muitas horas seguidas trabalhando, né? Ele pode ser feito em diferentes tecidos, como oxford, poliester ou algodão.
As quatro categorias de uniformes para trabalho são: uniforme operacional, casual, social e de visibilidade. Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses tipos, e quais são as indicações de todos.
Médicos começaram a usar roupas brancas. Com o aumento da ênfase em higiene e no sanitarismo, começa a evoluir a ideia do uso de equipamento de proteção individual (EPI), com William Stewart Halsted utilizando luvas de borracha pela primeira vez em 1889.
Essa é mais uma peça voltada para serviços hospitalares e laboratoriais. O Jaleco Med é feito em manga longa, gola padre, abotoamento completo e bolsos na frente.
Os Scrubs são roupas sanitárias usadas por enfermeiros, médicos, cirurgiões ou outros profissionais envolvidos no atendimento direto a pacientes em hospitais e clínicas. Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho.
As roupas para médicos devem ser confortáveis, resistentes e fáceis de limpar. Scrubs são a escolha mais comum para uso no centro cirúrgico, pois são leves, frescos e fáceis de usar. Eles são geralmente feitos de materiais como algodão ou poliéster, que são respiráveis e resistentes a manchas.
Possivelmente o uso do branco tornou-se mais habitual a partir da introdução de medidas de assepsia para prevenir as mortes no ambiente hospitalar. Até os primeiros anos do século XIX as causas das doenças eram pouco conhecidas. Os estudos sobre parasitas e bactérias eram incipientes e alvo de controvérsias.
Como deve ser a vestimenta do profissional de saúde?
A regra então é que os uniformes médicos sejam fabricados apenas com tecidos antimicrobianos – desde de que estejam em conformidade com as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde). Essa obrigatoriedade também vale para jalecos, roupas de cama, cortina e demais materiais têxteis presentes em hospitais.
Há diversos tipos de farda no Exército Brasileiro. Podem ser uniformes de gala, rigor, de passeio, operacional, de serviços gerais e para o treinamento físico militar. Além desses, existem os uniformes históricos, que são usados por algumas tropas especiais ou em formaturas.
O scrub é um tipo de uniforme utilizado por profissionais da saúde, como enfermeiras, médicas, dentistas e técnicas de enfermagem. O nome “scrub” vem do verbo inglês “to scrub”, que significa “esfregar”.
Conforme a OMS, os jalecos são usados para formar uma barreira de proteção e reduzir o risco de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado.
Em nossos dias, o branco continua sendo exigido para o uso da equipe de enfermagem e médicos na maioria dos hospitais e clínicas, exceto pela Unidade Tratamento Intensivo (UTI) e Centro Cirúrgico (CC), devido a uma teoria igualmente fundamentada.
O sangue é uma cor vermelha intensa, e o azul ou verde cria um contraste eficaz, tornando mais fácil para os cirurgiões enxergarem com clareza o campo operatório. Essa distinção nítida permite que eles identifiquem com precisão os tecidos, vasos sanguíneos e outros detalhes anatômicos.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.
Leve em conta o ambiente em que você trabalha antes de escolher. Por exemplo: ambientes gastronômicos são normalmente quentes, então o recomendado é usar roupas leves por baixo para evitar o suor. Da mesma forma, ambientes médicos são frios, então recomenda-se roupas mais grossas por baixo para manter o calor corporal.
Scrubs ou Roupa Privativa como é conhecido aqui no Brasil, são as roupas sanitárias usadas por cirurgiões, enfermeiros, médicos e outros profissionais envolvidos no atendimento ao paciente em hospitais e clínicas.
Verde água – aux/téc. de enfermagem, instrumentador; Amarelo – equipe mul profissional; Marrom – equipe de higiene e limpeza; Cinza – acompanhantes; • Vermelho – doulas.
Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho. O scrub funciona como uma vestimenta para usar por baixo do jaleco ou para usar sem o jaleco para transitar nas áreas comuns sem ter o risco de contaminar roupas normais com vírus e bactérias.