Nomes que significam milagre. Ana: o nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.
Gabriel: "Homem de Deus" ou "Enviado de Deus". O nome Gabriel tem origens hebraicas e aparece na Bíblia como o nome do arcanjo que anunciou o nascimento de Jesus. Lucas: “Luminoso" ou "Aquele que Brilha".
Samuel: Este é um nome que traz um significado muito direto e poderoso, “nome de Deus” ou “Deus ouviu”. Na Bíblia, Samuel é um personagem chave no Antigo Testamento, sendo ele que ungiu os primeiros reis de Israel.
John é a versão inglesa do nome João. Por isso, seu significado também é “abençoado por Deus” e sua origem deriva da bíblia e do hebraico. Joshua quer dizer “Deus é a salvação”. Sua origem é americana, hebraica e bíblica.
Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.
No contexto bíblico, ser curado significa o pleno restabelecimento da pessoa, resgate de sua dignidade de ser humano, superação dos males, reintegração na comunidade e no serviço a ela. É algo que transcende a vida presente e a projeta na vida eterna.
Salvador. “Porque também para isso trabalhamos e somos injuriados, porquanto esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10).
Rio - São Rafael Arcanjo é conhecido como “Senhor da Cura” e foi o único, de acordo com a Bíblia, a assumir forma humana. É protetor dos médicos, farmacêuticos, das enfermeiras, dos viajantes e dos jovens e conduz a humanidade curando as doenças físicas e espirituais.
Surgiu a partir dos nomes gregos Agathe e Agathós, os quais por sua vez têm origem na palavra grega agathos, que significa “bom, perfeito, respeitável, virtuoso”.
Nesse cenário, pode-se observar a construção uma categoria social, os chamados bebês milagres, assim compreendido como aquele programado geneticamente para nascer, mediante o procedimento da fertilização in vitro para curar algum familiar que precisa de transplante em face de doença grave prévia.
Elisa: com significado de “promessa divina”, “alegre”, o nome também é um diminutivo de Elisabete. Eloá ou Eloah: de origem hebraica, o nome significa “Deus”.
Gabriel: Este nome hebraico significa "homem de Deus" ou "Deus é minha força". João: Este nome hebraico significa "Deus é bondade" ou "Deus é misericordioso".
Graciela. Um nome para exaltar a virtuosidade da pequena! Graciela vem da palavra em latim gratia, que significa "graça". Também pode remeter a gratus, "gratidão".
Bia - Significa "força" e tem origem grega. Eva - Significa "vida" e tem origem hebraica. Lia - Significa "trabalhadora" e tem origem hebraica. Mika - Significa "quem é como Deus" e tem origem hebraica.
Emanuel (em hebraico: עמנואל; Deus Conosco (Immanu'El); em latim: Emmanuel; em grego: Ἐμμανουήλ) é um nome profético citado em Mateus 1:23 ("E ele será chamado Emanuel, que significa, Deus conosco") para se falar a respeito de Jesus, o Cristo, por este ter cumprido dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias ...
Em português (assim como em inglês e francês) a transliteração usual é YHWH, mas encontram-se também na forma YHVH (como em espanhol). As quatro letras são todas consoantes, como é normal ao escrever hebraico. Hoje a maioria dos estudiosos pensa que a pronúncia original do tetragrama bíblico era "Yahweh".