Já o Grupo Soma, maior holding de moda do Brasil, com mais de 1 mil lojas, foi fundado em 2010, a partir da fusão entre as marcas Animale e Farm. Hoje a holding ainda tem as marcas NV, Foxton, Maria Filó, entre outras.
KÁTIA BARROS: PAIXÃO DA INFÂNCIA Fundadora e diretora criativa da Farm, a carioca Kátia Barros é um dos principais nomes da moda brasileira. Filha única de uma família de classe média, ela nasceu e cresceu em Copacabana, a poucos passos da praia.
Já o Grupo Soma é avaliado em 6,13 bilhões de reais. Estão sob sua administração Animale, Farm, Fábula, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó, NV, Hering e Dzarm.
As companhias acerteram neste domingo a fusão dos dois grupos, que terá comando de Alexandre Birman. A Arezzo e o Grupo Soma, dono das marcas Hering, Farm e Animale, entre outras, acertaram neste domingo o acordo de fusão das duas companhias.
Reserva, Schutz, Farm, Maria Filó, Hering são algumas das marcas dos dois grupos, que passarão a ser uma só companhia em 2025. Nome da nova empresa será escolhido em quatro meses.
Animale - Marca criada por Roberto Jatahy, atual CEO do Grupo Soma, em 1991. Farm - Marca criada em 1997. A fusão entre Farm e Animale, em 2010, deu origem ao Grupo Soma.
Nascida e criada no Rio de Janeiro, a Farm começou de forma despretensiosa em 1997, na Babilônia Feira Hype, pelas mãos dos sócios Marcello Bastos e Kátia Barros. Duas décadas depois, a grife, reconhecida por suas estampas coloridas e bem brasileiras, pretende conquistar o mundo.
Cofundador da marca Marcello Bastos contou que expansão nacional da marca de roupas contou com incentivos de shoppings. Em um stand de 4 m² na Babilônia Feira Hype em agosto de 1997, a Farm iniciou sua trajetória empresarial no mundo da moda.
O Grupo Soma será extinto e sucedido pela Arezzo&Co, que assumirá todos os direitos e obrigações do grupo. A mudança foi divulgada no protocolo de incorporação do Soma. O documento foi aprovado pelos conselhos de administração das empresas em reunião em 17 de maio e divulgado no fim de semana ao mercado.
Formado em Economia pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, Roberto Jatahy co-fundou a Animale com a Sra. Claudia Jatahy em 1991. Em 2010, Roberto Jatahy conduziu o processo de aquisição de participação da Animale na Farm e liderou a criação da Companhia, nomeado Diretor-Presidente da Companhia desde então.
Quando comprou a Hering, em abril de 2021, o Grupo Soma (SOMA3) não sabia de todos os problemas operacionais que teria de resolver antes de implementar sua estratégia de dar uma nova cara à marca.
No final de janeiro deste ano, o mundo da moda e também dos negócios ficou surpreso com o anúncio de fusão de empresas do grupo Arezzo e do Grupo SOMA, duas gigantes da moda no país.
Nascido da fusão das marcas Animale com a Farm em 2010, o Grupo Soma é uma empresa de varejo que ganhou renome com moda feminina, mas desde 2014 passou a trabalhar também com negócios focados no vestuário masculino e infantil.
Fundada em 1972 pelos irmãos Anderson e Jefferson Birman, a Arezzo comemora 50 anos de uma história dedicada a arte de transitar pelo mundo da moda e traduzir tendências para mulheres da vida real.
Algumas das grandes histórias de sucesso começam com um fracasso – e a trajetória da gigante da moda Farm, hoje parte do Grupo Soma (SOMA3) não foi diferente. A primeira empreitada dos amigos e sócios Marcello Bastos e Kátia Barros deu muito errado.
Alexandre Birman é CEO e CCO da Arezzo &Co, composta pelas marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Alme, Reserva, Carol Bassi, Vans, Oficina Reserva, Reserva Go, Simples, Reversa, Reserva Ink, Reserva Mini, BAW Clothing, TROC, Vicenza e a italiana Paris Texas, além do marketplace ZZMALL.
A fusão entre Arezzo&Co e Soma fará com que o novo grupo de moda tenha um faturamento combinado de R$ 12 bilhões. Especialistas ouvidos pelo UOL afirmam que o negócio tem dois motivos principais: ganhar valor que as duas marcas perderam na pandemia e se tornar o maior conglomerado de moda do Brasil.