Vale Tudo é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989 em 204 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 7 de janeiro. Substituiu Mandala e foi substituída por O Salvador da Pátria, sendo a 39.
A Globo confirmou um remake de “Vale Tudo” para 2025, como parte das comemorações de 60 anos da emissora. A novela foi ao ar em 1987 e se tornou um clássico dentre os folhetins, escrita em colaboração entre Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
A adaptação ficará a cargo da autora Manuela Dias e a direção geral será de Paulo Silvestrini. A produção vai comemorar os 60 anos da emissora, em 2025, e entrará no ar na faixa das nove, depois de Mania de Você, trama inédita de João Emanuel Carneiro que vai substituir Renascer a partir de setembro.
Aguinaldo Silva, 81, um dos autores de “Vale Tudo” (1988), deu sua opinião sobre qual atriz deveria interpretar a vilã Odete Roitman no remake da trama. Na primeira versão, a personagem foi vivida por Beatriz Segall.
Quem vai ser Odete Roitman no remake de Vale Tudo?
Fernanda Torres está no páreo para viver a vilã na releitra da clássica trama de Gilberto Braga. Eternizada na teledramaturgia brasileira como Odete Roitman, uma das personagens centrais de “Vale tudo”, Beatriz Segall (1926-2018) tinha 62 anos quando interpretou a vilã que marcou a sua carreira.
O primeiro grande evento de Vale-Tudo ocorreu em 1993: o Ultimate Fighting Championship (UFC), realizado nos Estados Unidos batendo recordes de audiência na TV paga.
Foi reprisada pela segunda vez em comemoração aos trinta anos da trama, pelo Canal Viva entre 18 de junho de 2018 a 08 de fevereiro de 2019, às 15h30, com reapresentação às 00h00, substituindo Bebê a Bordo, sendo substituída por Porto dos Milagres.
Durante anos "Vale-Tudo" foi usado como sinônimo de MMA no Brasil, mas o termo caiu em desuso devido ao surgimento de regras mais rígidas e à influência da mídia para ter um nome mais "civilizado". Atualmente é usado para se referir a um estágio inicial e mais livre de regras do esporte moderno.
Quantos anos tinha Glória Pires quando fez a novela Vale Tudo?
Gloria participou da novela como a ambiciosa filha de Raquel, mulher batalhadora interpretada por Regina Duarte. Ela estava com 25 anos quando a novela foi ar.
Qual foi o ano que passou a novela Roque Santeiro?
Resultado: entre 37 citadas, a campeã, com 10 votos, foi o clássico “Roque Santeiro”, que estreou na Globo em 1985, seguida de “Vale tudo” (1988), com 5 votos.
Gravações no dia da exibição. A personagem que matou Odete Roitman foi a Leila, de Cassia Kis, que nem era das mais cotadas entre as cinco opções gravadas. Ela matou a vilã por engano, achando que era a personagem Maria de Fátima.
“Os eventos de vale-tudo começaram no Brasil com Hélio Gracie no início dos anos 30. Depois de ter aprendido o jiu-jitsu com o seu irmão Carlos, o jovem Hélio Gracie começou a desafiar oponentes de estilos diferentes para colocar à prova as suas habilidades nessa arte.
No Brasil, O Vale Tudo possui uma origem como prática regular a partir da década de 1920 pela família Gracie, que tinham a intenção de popularizar o que ficou posteriormente conhecido como Brazilian jiu-jitsu (jiu-jitsu brasileiro, ou bjj) ao provar que esta era a arte marcial mais efetiva.
À noite, o público acompanhou, estupefato, a cena em que Leila atira na vilã por engano, achando que estava disparando contra Maria de Fátima. "Gravei o dia todo e fiz questão de assistir à cena junto com os milhões de espectadores.
"Nós fomos escrevendo, e escrevemos a morte da Odete Roitman, no sábado a audiência caia muito, e aí uma semana antes do capítulo ir ao ar, saiu que a Odete ia ser assassinada na semana do Natal.
A motivação para o crime, no entanto, foi um equívoco fatal: Leila, movida por ciúmes e desespero ao descobrir a traição de seu marido Marco Aurélio com Maria de Fátima, planejou assassinar a amante. No entanto, um erro trágico fez ela confundir Odete Roitman com a jovem, resultando na morte da poderosa empresária.
Na verdade, era algo tão complexo e bem amarrado que ninguém poderia imaginar que se tratava de uma mulher: Leila (Cassia Kis). A mulher do mau-caráter Marco Aurélio (Reginaldo Faria), diretor da TCA. Leila atira em Odete pensando se tratar de Maria de Fátima (Gloria Pires), que se tornara amante de seu marido.
A história tem início com Raquel, vivida por Regina Duarte. Após a separação, ela se muda com a filha, Maria de Fátima (Gloria Pires) para uma casa em Foz do Iguaçu, o único bem da família. Ambiciosa, Maria de Fátima vende a casa da mãe escondido e vai para o Rio de Janeiro.