Temos o seguinte número: 49, onde é quadrado perfeito, ou seja, existe um valor que multiplicado por ele mesmo resultará em 49. O 7 multiplicado por ele mesmo dará 49.
Os números multiplicados por eles mesmos são chamados de potências. É uma potência, portanto, qualquer número que for multiplicado por ele mesmo uma determinada quantidade de vezes. Esse número de vezes pode ser de 0 a infinito, dependendo do problema em questão e do tipo de estudo a ser realizado.
Quando há a soma sucessiva de um número por ele mesmo, podemos reescrevê-la como uma multiplicação. A multiplicação é representada pelo símbolo × ou por ⋅ entre dois números. Para encontrarmos o resultado de uma multiplicação, é importante conhecer a tabuada de multiplicação e dominar o algoritmo da multiplicação.
Os números multiplicados são chamados de fatores da multiplicação, e o resultado é chamado de produto. Quando pelo menos um dos fatores é um número natural, podemos reconhecer a multiplicação como uma representação de adições consecutivas. Por exemplo, podemos escrever 2 + 2 + 2 como 3 × 2.
Quadrado perfeito é um número inteiro que é o quadrado de outro número inteiro. √100=10 , que é um número inteiro. Como 100 é o quadrado de 10 , é um número quadrado perfeito.
O quadrado de um número inteiro é calculado através da potenciação da base inteira em relação ao expoente de número dois. Dessa forma estamos multiplicando o número inteiro por ele mesmo.
Temos o seguinte número: 49, onde é quadrado perfeito, ou seja, existe um valor que multiplicado por ele mesmo resultará em 49. O 7 multiplicado por ele mesmo dará 49.
Veja que 49 NÃO É número primo, pois 49 é divisível por: 1; 7; e 49. Logo, como ele é divisível por três divisores, então 49 NÃO É primo. O número só é PRIMO se só for divisível por "1" e por ele mesmo.
→ Pitágoras de Samos, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabelaque permitia efetuar as operações de multiplicação de forma simplificada.