O urso russo (em russo: Русский медведь, transl. Russky medved) é um símbolo difundido (geralmente de um urso pardo europeu-asiático) para a Rússia, usado em caricaturas, artigos e peças dramáticas desde o século XVI relacionado ao Império Russo, à União Soviética e atualmente à Federação Russa.
As pombas, assim como todas as aves, possuem o símbolo da verticalidade, ou seja, uma comunhão direta com o alto, com Deus, liberdade, transcendência. Sua brancura remete à pureza e ao fogo sutil. Apesar de ser o animal atributo de Astarte, curiosamente foi incorporada como símbolo de Israel (Ionah הָנוֹי pomba).
O galo. Desde a antiguidade que o galo aparece em moedas gaulesas. Tornou-se um símbolo da Gália e dos Gauleses e a sua origem resulta de um trocadilho da palavra latina gallus, que significa “galo” e “gaulês”.
A resposta é o boto, um mamífero aquático que habita os rios da Amazônia. O boto foi escolhido pelo governo brasileiro como o animal símbolo do país devido à sua ligação com a cultura e a história do Brasil.
Outro elemento marcante é o castor, chamado de beaver no Canadá e considerado o animal-símbolo do país, que já estampou moedas, brasões e selos postais oficiais.
O símbolo nacional alemão mais tradicional é a águia. O estilo das águias no brasão do presidente federal, do Conselho Federal, do Tribunal Constitucional Federal e do Parlamento Federal é distinto.
Argentina. O joão-de-barro, conhecido por seus característicos ninhos de barro em forma de forno, é a ave nacional da Argentina, mas pode ser encontrada também na Bolívia, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.
Zabivaka (russo: Забива́ка, «aquele que marca gol») é o mascote oficial da Copa do Mundo FIFA de 2018, realizada na Rússia. Ele é representado por um lobo-cinzento antropomórfico que veste uma camiseta branca de golas azuis e um óculos desportivo laranja.
Arcanjo Miguel. Arcanjo Miguel, o símbolo da Ucrânia, aderiram à Águia e Pahonia durante o Levante de Janeiro, o brasão foi feito respeitando e formando as nações da Commonwealth, sendo Três Nações: Águia Branca (Polónia), Vytis/Pahonia (Lituânia e Bielorrússia) e Arcanjo Miguel (Ucrânia).
Essa figura que se parece com um cavalo – adornada com um chifre único em espiral na testa – é um unicórnio. E, acredite ou não, o animal é símbolo nacional da Escócia.
O Brasil tem uma ave símbolo, que é o sabiá-laranjeira. Agora existem várias propostas (não oficiais) para trocar de animal símbolo das quais é a preferida a onça-pintada. A ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, e o seu principal candidato a substituto, a onça-pintada, maior felino das Américas.
Desde objetos, cores ou até mesmo animais, nada escapa das superstições. Em determinadas religiões, a vaca é um animal sagrado. Em outras, quem comanda são os ratos. Na Amazônia, as comunidades tradicionais também possuem suas visões e valores simbólicos para a fauna da região.
E Israel não é exceção porque também tem um animal nacional, no seu caso um pássaro.. O pássaro chamado “poupa” é aquele que representa Israel junto ao resto do mundo.
A escolha de um panda animado como a mascote oficial de Beijing 2022 não foi tanta surpresa, uma vez que o panda-gigante é o animal nacional da China - sem falar que o panda era parte da Fuwa, o grupo das cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão Beijing 2008.
O Leão e o Unicórnio são símbolos do Reino Unido. Eles são o suporte heráldico que aparecem no brasão real de armas do Reino Unido. O leão representa a Inglaterra e o unicórnio a Escócia, portanto a nação remonta ao 1603 a adesão de Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra.
A imagem do Galo de Barcelos surge, nesta altura, associada a um Portugal moderno, empenhado na sua universalização, enquanto destino turístico, e assume-se, definitivamente, como símbolo de identidade nacional, ultrapassando as fronteiras do concelho que lhe deu o nome.
O Canguru vermelho e o Emu são os animais representantes do país. São um dos únicos animais nativos da Austrália e junto a isso, nenhum dos dois andam para trás, simbolizando que o país só progredirá.