"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades ...
Jesus foi retratado como um homem de cor – algo entre pardo e negro – e seus discípulos também. Cleveland, que se tornaria teóloga e psicóloga social, percebeu que sempre imaginou um Jesus de aparência nórdica, que se parecia com Thor. Agora, ela percebia que ele se parecia mais com ela, uma mulher negra.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
¿Cómo era el verdadero rostro de Jesús de Nazaret?
Onde fala a cor de Jesus?
A aparência de Jesus é um tema discutido desde início do Cristianismo. Não há relatos em primeira mão a respeito da aparência física de Jesus. Alguns autores sugerem que suas características físicas podem ter sido removidas da Bíblia, em algum momento, para enfatizar a sua universalidade.
ISAIAS 53.2-3. “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparencia para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento.
Hoje lembramos a iluminação do monumento ao Cristo Redentor com a cor azul do mar, que transformou o símbolo do Brasil em um convite à sensibilização sobre a importância dos oceanos e tudo que eles representam.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Em Apocalipse 1–3, Jesus é apresentado como o Rei e Sacerdote exaltado, ministrando às igrejas; em Apocalipse 4–5, é apresentado no céu como o Cordeiro glorificado de Deus, reinando no trono; em Apocalipse 6–18, é o Juiz de toda a terra; em Apocalipse 19 ele volta como o Rei dos reis vitorioso, derrotando e esmagando ...
O termo veio a ser usado na tradição judaica para se referir ao rei que vem restabelecer o reino de David e, assim, realizar a redenção. No judaísmo rabínico, o messias é concebido como o rei de Israel que reina durante a Era Messiânica, imaginada como um tempo futuro de paz e plenitude para toda a humanidade.
Tem-se falado muito da cor da pele de Jesus. Vai-se formando um consenso entre clérigos e leigos de que Jesus não seria branco, mas algo mais aparentado com o mestiço típico de um semita do Médio Oriente. Não que a questão seja minimamente relevante do ponto de vista teológico ou espiritual.
A questão da cor de Jesus sempre foi um tema polêmico, evocando fortes paixões tanto a favor como contra a negritude e branquitude de Cristo. Tem uma brincadeira que os negros norte-americanos costumam dizer sobre três maneiras que prova que Jesus era Negro: Ele chamou todos de irmãos, Gostava do Evangelho, e.
Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.
O monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em laranja nesta sexta-feira (17/5) em homenagem ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, e aos 49 anos da Comlurb.
Porque a Bíblia diz em Apocalipse que a aparência de Jesus glorificado é como a de jaspe e sardônica. Jaspe e sardônio são pedras preciosas com aparência amarronzada, como as da imagem acima. Ainda na Bíblia Sagrada, o cabelo de Jesus é comparado à lã de cordeiro e seus pés à cor de bronze queimado (Apocalipse 1:15).
O Jesus real, provavelmente, tinha uma aparência bem diferente do imaginário popular. Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, de acordo com pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu.
No resultado final, Cristo aparece com um rosto largo, olhos castanhos, uma espessa barba e a pele bronzeada. Estas características seriam provavelmente típicas dos judeus da região da Galileia, ao norte de Israel no Oriente Médio.
10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que da parte de Deus descia do céu. 11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra!
Alguns comentaristas sugerem jaspe branco (veja 21:11, que fala de “jaspe cristalina”) e sardônio vermelho (possivelmente sárdonix), assim sugerindo, respectivamente, a santidade e a justiça de Deus. O salmista disse que “justiça e juízo” ou “justiça e direito são o fundamento” do trono de Deus (Salmo 89:14; 97:2).