O elíptico ajuda a trabalhar músculos da perna, o peitoral, deltoide, bíceps e tríceps. Comparado a esteira, tem menor pressão sob os quadris e também sob a coluna. Ele ajuda a desenhar o corpo, principalmente a região das pernas.
Seja como opção para a pausa ativa ou parte da sua estratégia para evoluir nos treinos, intercalando dias mais pesados com outros mais leves, o transport vale a aposta! Também conhecido como elíptico, o aparelho trabalha suas pernas, braços e coração sem estressar seus joelhos.
Olha só, enquanto a bike fortalece suas pernas, o elíptico trabalha quase todo o seu corpo. É que usando ele você faz tantos movimentos que exercita abdômen, bumbum, braços, panturrilha e outros músculos de uma vez só.
Quantos minutos de elíptico por dia para emagrecer?
Em 30 minutos de elíptico, uma pessoa pode queimar, em média, entre 200 a 400 calorias. O total varia conforme o peso, a intensidade do exercício e o metabolismo individual.
O elíptico e esteira são dois exercícios aeróbicos que possuem como benefício melhorar o condicionamento cardiovascular, a respiração e a musculatura, além de que se pode queimar de 200 a 400 calorias em 30 minutos, dependendo do ritmo e da intensidade dos exercícios, o que ajuda a emagrecer.
FAZER ELÍPTICO EMAGRECE? | Saúde na Rotina Responde (junho/2016)
É bom fazer elíptico todos os dias?
Um dos principais benefícios do elíptico é que ele pode ajudar a aumentar a sua capacidade aeróbica. Ao praticar de 20 a 30 minutos, pelo menos 2 vezes por semana, você já poderá notar o aumento da resistência aeróbica a partir da terceira semana. O exercício elíptico pode ser chamado de treinamento postural eficiente.
O aparelho mais completo dos três, com certeza é o elíptico. Ele ganha em quantidade de grupos musculares trabalhados, possui o menor impacto possível e tem um gasto calórico muito parecido com o da esteira.
Este equipamento versátil permite a perda de peso e tonificação do corpo, trabalhando de forma eficiente braços, ombros, peito, costas, glúteos, coxas e pernas, tudo em um único aparelho.
Os elíptico também pode fazer o movimento para trás. Isso não só deixa o exercício mais variado, como também ativa músculos que não são usados no movimento normal.
O mais completo dos três certamente é o elíptico, já que permite que o corpo todo trabalhe de forma mais intensa. No entanto, tudo depende do objetivo de cada aluno. Se a meta é fortalecer os membros inferiores apenas, a bicicleta é, de longe, a melhor alternativa.
Similar ao movimento da corrida, o benefício ainda está no gasto calórico, similar ao da esteira. Dependendo da intensidade praticada e também das orientações médicas, pode-se queimar de 200 a 400 calorias por hora com o elíptico.
Se procura uma forma fácil de ganhar massa muscular, deve considerar a utilização de uma bicicleta de exercício, de um aparelho elíptico ou de uma prancha de pedal como parte da sua rotina de exercícios.
Entretanto, a bicicleta ergométrica é ótima para gestantes, sedentários, obesos e pessoas com problemas nas articulações, já que o exercício não tem impacto e nem risco de quedas.
Para tirar o melhor proveito do aparelho, o ideal é manter os joelhos semiflexionados e movimentar os pés, tirando apenas o calcanhar do apoio e mantendo a ponta do pé firme no aparelho. Procure não movimentar o corpo de um lado para o outro. É preciso deixar o quadril o mais estável possível.
Benéfico pelo seu baixo impacto para aquelas pessoas que sofrem com varizes, obesidades, doenças como osteoporose, artrite e outras doenças ósseas e articulares. O Elíptico não causa pressão excessiva nas articulações, diminuindo as lesões de impacto.
Para perder peso usando o aparelho elíptico, você tem que usá-lo pelo menos 4 a 5 vezes por semana. Além disso, é importante usar esse equipamento por pelo menos 45 minutos a 1 hora em cada sessão. Contudo, caso você esteja começando a usar esse aparelho, exercite-se por 30 minutos nos primeiros dias.
Se os seus pés estiverem firmemente apoiados na plataforma enquanto pedala, é a posição ideal. “É sempre aconselhável levantar um pouco o calcanhar, mas sem exagerar.
Deve evitar realizar atividades físicas que gerem impacto, e preferir atividades de baixo impacto como bicicleta, elípticos e principalmente atividades aquáticas como hidroginástica.
No elíptico, assim como na esteira ou na bicicleta, é possível fazer tanto um trabalho contínuo, seguindo o tempo todo um mesmo ritmo, ou o intervalado. Para quem quer emagrecer, a segunda opção é a mais indicada justamente por causa da oscilação da frequência.
Estudos demonstram que a esteira e o elipticon gastam mais calorias, pois eles envolvem movimentos que utilizam mais grupos musculares do que a escada e a bicicleta ergométrica. Também é necessário atentar-se à frequência cardíaca (FC).
Quando chega a academia, muita gente fica na dúvida entre o aparelho elíptico ou a esteira. Em se tratando de calorias, os dois aparelhos queimam quase a mesma quantidade. O elíptico sai em vantagem, pois a sensação de esforço físico é menor, assim como menor é a pressão nos quadris e na coluna.
Os aparelhos elípticos são equipamentos que simulam o movimento da caminhada ou da corrida, mas isso, sem causar um grande impacto nas articulações. Como acontece nas esteiras, por exemplo. Eles recebem esse nome por conta do movimento que realizam, em forma de elipse.
Baseando-se no peso corporal, um treino de 30 minutos em um aparelho elíptico queima cerca de: 270 calorias para uma pessoa de aproximadamente 55 kg. 320 calorias para uma pessoa de aproximadamente 70kg.
Um dos melhores equipamentos para o emagrecimento e definição muscular na barriga é a roda abdominal que permite fazer diversos exercícios da maneira correta.