Existe apenas uma única função conhecida do Iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos (hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço): a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4).
O mineral também é reconhecido por prevenir diabetes, problemas cardíacos e infartos. Um estudo publicado no AHA Journals indicou que a deficiência de iodo colaborou para um aumento no risco de eventos de doença coronariana entre adultos saudáveis de baixo risco nos Estudos Unidos.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
Quais são os sintomas da falta de iodo no organismo?
Sintomas de deficiência de iodo
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.
O iodo é um oligoelemento essencial ao normal funcionamento do organismo. A única forma de o obter é a partir da alimentação, visto que, tal como os restantes minerais, não é produzido pelo corpo.
IODO - Benefícios, Como Usar, Contra-Indicações, Efeitos na Tieoide, LUGOL e Dicas
Qual a fruta que tem iodo?
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).
Iodo: ajuda na proteção contra os efeitos tóxicos dos materiais radioativos, previne o bócio, estimula a produção de hormônios da glândula tireóide, queima gorduras em excesso e protege pele, cabelo e unhas.
O diagnóstico da deficiência de iodo em adultos e crianças geralmente se baseia nas provas de função tireoidiana, exame para avaliar o bócio e em exames de imagem que identificam anomalias da função e da estrutura da tireoide. Todos os recém-nascidos devem ser testados para hipotireoidismo dosando os níveis de TSH.
Atenção! Em mulheres com doenças de tiroide, a toma de iodeto de potássio pode estar contraindicada. A situação deve ser sempre avaliada pelo médico assistente.
Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.
A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular. “O iodo radioativo consegue encontrar as células cancerígenas da tireoide que eventualmente não foram retiradas no tratamento cirúrgico. A tireoide e o câncer de tireoide captam o iodo.
Olá. Além do fato da suplementação de iodo não ser indicada no hipotireoidismo, o Puran (ou qualquer outro nome comercial que seja composto por Levotiroxina) deve ser tomado em jejum, não podendo ser administrado junto com qualquer outra medicação ou alimentos.
Qual é o órgão diretamente afetado pela falta de iodo?
Porém, muito além do hipotireoidismo, a falta de iodo atinge os tecidos da pele, da retina, da próstata, a mucosa gástrica, o sistema imunológico, entre outras funções.
O iodo é um elemento essencial para a biossíntese de hormônios tireoidianos, como tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), os quais são fundamentais no desenvolvimento fetal, na regulação metabólica das células e no crescimento físico e neurológico dos seres humanos [1].
Além disso, o excesso de iodo pode diminuir a produção de hormônios tireoidianos (causando hipotireoidismo), pode causar gosto metálico na boca e aumentar a produção de saliva, bem como irritar o trato digestivo e causar uma erupção cutânea.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas e inchaço das glândulas salivares, que podem ocorrer temporariamente após a administração do tratamento. Esses sintomas são geralmente leves e passam após alguns dias.
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireóide).
Os principais alimentos ricos em iodo são os de origem marinha (ostras, moluscos, mariscos e peixes de água salgada); leite e ovos também são fontes de iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; vegetais oriundos de solos ...
Na lata de leite dilua a tintura de iodo em 150 ml de água filtrada, ou seja, 5 vezes a medida do vidro de tintura de iodo( 30 ml * 5= 150 ml) Ok?!., e assim sucessivamente. Leve esta mistura ao banho maria e deixe ferver, mas sempre mexendo, quando começar a soltar uma fumaça roxa esta pronto nosso Iodine.
Quando o organismo já está pronto, é feita a ingestão do iodo radioativo. Assim, as células que estão “com fome de iodo” captam rapidamente as moléculas da substância, levando ao efeito desejado. Todo esse procedimento é feito mediante internação de 24 a 72 horas.
O ADV Tintura de Iodo atua contra microorganismos, bactérias, fungos esporos e vírus. Pode ser utilizada em curativos no tratamento de feridas e também pode ser aplicada na pele intacta para higienizar a área.