Avestruz, bicho que esconde a cabeça, é a simbologia perfeita para uma sociedade que finge não ver as ligações ilícitas de um jogo proibido há 80 anos. O Jogo foi inventado pelo barão de Drummond no processo de fundação de um bairro moderno em Vila Isabel, no Rio.
Não passa de lenda a história de que os avestruzes enfiam a cabeça no buraco quando estão com medo. Eles, no máximo, encostam o pescoço e a cabeça no chão – não chegam nem perto de buracos.
O piolho, ou Pediculus capitis, é um pequeno inseto que se prende ao cabelo e se alimenta de sangue. Como são parasitas obrigatórios, eles não sobrevivem sem um hospedeiro humano. Isso mesmo, o Pediculus capitis não acomete outras espécies, como cães e gatos.
Por que o avestruz põe a cabeça no buraco? Falar que o avestruz coloca a cabeça na terra, a escondendo em buracos, não é uma afirmação correta. O que na verdade acontece é que essa ave encosta a cabeça no chão a fim de escutar se algum predador se aproxima.
CABEÇA DE AVESTRUZ NA AREIA - MITO X VERDADE - AVESTRUZ ENTERRA A CABEÇA NO CHÃO
Como é o bicho da cabeça?
A oestrose ou, como é comumente conhecida, "bicho da cabeça", é uma enfermidade causada pela mosca Oestrus ovis, um parasita que ocorre no mundo inteiro onde há rebanhos ovinos. As larvas desta mosca são parasitas obrigatórios das cavidades nasais e dos seios paranasais dos ovinos.
Causada pela mosca Oestrus ovis e conhecida como “bicho da cabeça”, a doença acomete ovinos, principalmente nos períodos mais quentes e úmidos do ano e apesar da baixa mortalidade causa prejuízos econômicos no rebanho, pois promove perda de peso nos animais.
Taturana (do tupi antigo tataûrana, "que se parece com fogo escuro", pela aglutinação de tatá, "fogo", una, "escuro" e rana, "semelhante"), também conhecida como tromba de elefante, marandová , maranduvá, embira, ambira, lagarta-de-fogo, bicho-cachorrinho, bicho-que-queima, bicho-cabeludo, mandruvá ou mondrová é o ...
A ciência explica que a sobrevivência de galinhas e baratas após a decapitação está relacionada à natureza descentralizada de seus sistemas nervosos e à capacidade de manter reflexos e funções por um período curto sem o cérebro.
Um ou mais tatus habitam uma mesma toca cavada na terra. O tatu vive em todo o continente americano, se alimenta de formigas, cupins, besouros, larvas, vegetais e frutos. Ele mede até 70 centímetros de comprimento. É um animal fossorial, ou seja, vive praticamente só embaixo da terra, caçando comida.
Ao contrário da crença popular, os avestruzes não enterram a cabeça na areia. A origem dessa velha história provavelmente seja um dos comportamentos defensivos da ave. Na iminência de algum conflito, os avestruzes se abaixam e pressionam seus longos pescoços no chão na tentativa de se tornarem menos visíveis.
O termo macrocephalus, vem do grego e significa literalmente, “cabeça grande”. De fato, a cabeça dos cachalotes tem cerca de 2,5m, ocupando mais de um terço do comprimento total do corpo.
Demodex, o ácaro que habita o folículo capilar, pode parecer uma criatura de outro mundo, mas eles são um habitante comum da nossa pele. Lavar o cabelo regularmente e manter uma boa higiene do couro cabeludo pode ajudar a controlar esses ácaros, mantendo assim a saúde do seu couro cabeludo.
Uma delas é a Trigona spinipes – nome científico da arapuá (ou irapuá). Ela também é conhecida por abelha-de-cachorro, tem características que a classificam como invocada (e até nervosinha) e é lembrada por grudar no cabelo/pelo do invasor quando se sente ameaçada.
Qual o nome do bichinho que fica no couro cabeludo?
Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue.
Esse é o Demodex Folliculorum. Um bichinho de estimação que cultivamos na pele e no couro cabeludo, e que se alimenta de sebo e células mortas, formando sua família na sua cabeça. Demodex é um género de microscópicos ácaros parasitas que vivem perto ou em folículos pilosos de mamíferos.
As lêndeas são mais comuns e fáceis de achar e representam os ovos dos piolhos – aqueles pontinhos brancos que ficam agarrados aos fios dos cabelos. Já o piolho é o parasita, correspondendo aos bichinhos pretos que ficam caminhando pelo couro cabeludo, porém são mais difíceis de serem detectados.
De todas as larvas que causam infecções no cérebro, a larva de tênia é a que causa, de longe, a maioria dos casos de infecções no cérebro no hemisfério ocidental. Depois de as pessoas ingerirem alimentos contaminados com ovos da larva de tênia, as secreções no estômago fazem os ovos eclodirem em larvas.
Gramíneas, sementes, raízes e pequenos animais, como lagartixas e insetos, fazem parte da dieta desse incrível animal. Como costuma arrancar plantas inteiras, a ingestão de areia ocorre frequentemente. Além disso, ingere pequenas quantidades de pedras, as quais ajudam a triturar os alimentos que consome.
Como podemos ver na imagem acima, a aranha foi considerada o animal mais amedrontador, com um total de 4.39 pontos de 5 na escala do medo e 4.47 pontos na escala do nojo. O segundo posto foi uma víbora venenosa, o que confirma o consenso geral de que cobras e aranhas são animais muito temidos pelos humanos.
Apesar disso, trata-se de uma ave muito eficiente em sua locomoção no solo, podendo atingir cerca de 70 km/h. As avestruzes são animais onívoros e popularmente conhecidos como capazes de comerem praticamente tudo o que veem pela frente.