Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes.
O jacu (Penelope jacquacu) tem entre 76 e 81 centímetros de comprimento. O macho chega a pesar 1,6 quilos e a fêmea, 1, 4 quilos. Ele ocorre em vários países da América do Sul: além do Brasil, ele aparece também na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
O jacuguaçu ou jacuaçu (nome científico: Penelope obscura) é uma ave da família dos cracídeos (Cracidae), que habita a Mata Atlântica no Brasil, nas regiões Sudeste e Sul do país. Sua área de distribuição estende-se também à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
Criar aves e pássaros em cativeiro no Brasil é passível de punição legal conforme a Lei nº 9.605/1998. No país, a criação de aves em cativeiro precisa obedecer aos critérios legais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama).
Cracidae é uma família da ordem galliforme que inclui as aves conhecidas popularmente no Brasil como mutum (gêneros Crax e Pauxi), jacu (gênero Penelope), jacutinga (gênero Aburria) e aracuã (gênero Ortalis).
Ela pode ser completamente escura, mas geralmente apresenta a parte central irregular, marrom ou castanha e o manto é malhado com essas cores. Quinta-feira que vem tem mais, hein?! #PróMataEmFoco 67 Nome científico: Penelope obscura Nome popular: Jacuguaçu, jacuaçu ou jacu.
Os excrementos do jacu lembram a aparência de um pé de moleque, com grãos de café incrustados em uma pasta enegrecida. Depois de colhidas, as fezes são colocadas para secar em uma estufa. Em seguida, os grãos de café são classificados e descascados cuidadosamente, antes de serem colocados em uma câmara fria.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
No Brasil, esse nome é dado a sete espécies diferentes! Em comum, estes animais possuem detalhes brancos nas penas e uma barbela vermelha. O Jacu é ameaçado por conta do tráfico de animais silvestres e, por isso, é necessário que haja o monitoramento e a proteção desse animal.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
Já já tem o fruto que o Jacu Gosta! #nordeste #roça #nature - YouTube. Uma árvore Típica da Nossa região de Brejo de Altitude. É o murici, o fruto serve de alimento para diversas Aves como o Jacupemba_Penelope e a Aracuan...
O par faz um ninho pequeno nos cipoais, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também os ninhos abandonados de outras aves. Pode instalar-se sobre um galho entre gravatás cujas folhas ela pisa, obtendo assim um ninho. Põe 3 ovos grandes, uniformemente brancos.
A nidificação ocorre em ninhos construídos na copa das árvores, em ramos ou em galhos sobre a água – podendo também fazer ninhos em rochas no interior da floresta. A fêmea põe ovos brancos e lisos, incubando-os por cerca de 28 dias.
Você sabe qual é a diferença entre a Jacu fêmea e o Jacu macho? 🌺 A íris do olho da fêmea é preta e do macho é vermelha. 🍃 Eles são os verdadeiros anfitriões da nossa casa, passeiam pelo jardim e adoram brincar com as crianças.