Resultados e valores normais O valor normal para este teste é resultado inferior a 39,0 U/mL. Para valores aumentados: carcinoma pancreático (72 a 100%), carcinoma hepatocelular (67%), carcinoma gástrico (62%), carcinoma coloretal (19%) e patologias não neoplásicas (pancreatite – 96%).
Não existe um “valor de corte” específico no exame CA 125 que confirme a presença de câncer. Geralmente, um valor acima de 35 U/mL é considerado elevado, mas isso não significa necessariamente a presença de malignidade.
Como entender o resultado do CA-125? O exame do marcador tumoral será contabilizado em um número. O resultado será considerado normal caso varie entre 0 e 35 U/mL. Valores acima desse índice podem requerer uma investigação adicional pelo médico.
Este marcador tem elevada sensibilidade para cancro, mas sem sensibilidade de órgão. Para fins de diagnóstico, o CA 72-4 apresenta 55% de sensibilidade para câncer de cólon, 50% para câncer de estomago, 45% para câncer de pâncreas e trato biliar e 63% para carcinoma mucinoso de ovário.
CA 125 Marcador Tumoral | O que significa este marcador tumoral CA125 | IMEB
Para que serve o exame de sangue CA 72-4?
A dosagem do CA 72-4 está indicada no monitoramento terapêutico de carcinomas do estômago e dos ovários, podendo também estar associado a tumores gastrointestinais e de pulmão. Pode se encontrar elevado em doenças gastrointestinais benignas, pancreatite, doenças reumáticas e pulmonares.
Um outro estudo15 avaliou o significado clínico do Ca-125 pré-operatório em mulheres com diagnóstico cirúrgico de endometriose, adenomiose, leiomioma ou pelve normal. Foram estabelecidos 2 pontos de corte para os valores do Ca-125: 20 U/mL e 30 U/mL.
A presença de quantidades baixas da proteína CA 19-9 são normais, mesmo em pessoas saudáveis, no entanto, valores superiores a 37 U/mL geralmente indicam que algum tipo de câncer se está desenvolvendo.
O CA 15-3, quando bem indicado e analisado, fornece uma importante ferramenta de auxílio ao raciocínio clínico no contexto do câncer de mama. A avaliação correta de seus resultados depende de uma série de fatores, que devem ser levados em consideração pelo médico assistente para sua interpretação adequada.
É comum os níveis de CEA no sangue estarem aumentados em algumas pessoas sem qualquer alteração maligna, no entanto quando o valor é maior que 20 ng/mL, pode ser indicativo de câncer com possíveis metástases.
Mas, mesmo em tabagistas, valores maiores do que 5,5 ng/ml não são normais. Quanto maior o valor de CEA no momento do diagnóstico significa probabilidade de doença avançada. O CEA é também o marcador padrão utilizado para o acompanhamento de pacientes com câncer colorretal, durante e após o tratamento.
O CA 125 está presente em algumas células que são cancerígenas e, por isso, em pacientes que apresentam níveis elevados de CA 125 circulando em seu sangue, ele pode servir como um indicador de que o paciente tem um câncer, por exemplo.
Em caso do marcador tumoral CA 125 alto, é importante consultar o clínico ou ginecologista, para que sejam realizados outros exames que permitam identificar a causa da alteração, como ultrassonografia, ressonância magnética e a biópsia para confirmar o diagnóstico.
CA-125 - exame avalia risco para câncer de ovário. O exame de CA-125 avalia a quantidade deste marcador tumoral no sangue. O antígeno CA-125 é uma proteína presente na maioria das células do câncer de ovário, e por isso é comumente usado durante e após o tratamento.
Exame pélvico – o primeiro passo para descobrir a doença pode ser no próprio consultório do ginecologista. Usando luvas, ele faz um exame de toque na sua vagina e, simultaneamente, pressiona seu abdômen para sentir se há caroços ou inchaço nos seus ovários ou útero.
Dois achados deste estudo em especial devem ter a atenção dos médicos de família: CA125 negativo nessas mulheres praticamente descarta câncer de ovário; e altos níveis de CA125 nessas mulheres deve alertar para a possibilidade de outros tipos de neoplasia, em especial pâncreas e pulmão.
Os níveis ideais de CEA no sangue são: Para fumantes: até 5,0 ng/mL; Para não-fumantes: até 3,0 ng/mL. No entanto, os valores de referência para o exame de CEA podem variar entre os laboratórios.
Quais são os resultados possíveis para o exame CA 125? Resultados até 35.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 35.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer.
Portanto, quanto maior o valor do CEA, mais significa possibilidade de doença avançada. O mesmo marcador também pode ser usado em tumores de pulmão e mama e pode sofrer alteração em casos de melanoma, linfoma, cânceres de tireoide, pâncreas, fígado, estômago, rim, próstata, ovário, colo do útero e bexiga.
Quando a cura é menos provável? Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos.
Dados da Associação apontam que cerca de 50% dos pacientes oncológicos apontam ter dor na época do diagnóstico do câncer, se a doença estiver com fase inicial. Caso ela esteja em estágio avançado, aumenta para 75% dos pacientes. E a dor em sobreviventes do câncer chega a 33%.
No entanto, de acordo com a Mayo Clinic, uma instituição americana referência em oncologia, os pulmões, cérebro, fígado e ossos são os órgãos mais atingidos. Os tumores que aparecem no fígado, por exemplo, possuem 20 vezes mais chances de serem metastáticos do que de terem surgido originalmente no local.