Trata-se da junção do artigo definido no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes', ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “as ocasiões”, “os momentos”. Quando o sentido não for de tempo, não haverá crase.
A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave.
Certamente você já ficou em dúvida sobre utilizar o “S” ou o “Z” na hora de escrever algumas palavras em que o “S” tem som de “Z”. Tem uma dica bem simples, que vai ajudar: sempre que a palavra tiver um ditongo antes, usa-se “S”. Vale esclarecer que ditongo é o encontro de duas vogais juntas na mesma sílaba.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Julgo que «uma» e «duas» são quantificadores numerais, os quais variam em género, enquanto adjetivos numerais, e terão de concordar com as formas femininas vez (singular) e vezes (plural).
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”
Sem a crase, “as vezes” é a junção do artigo definido no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes'. Desse modo, o termo é sinônimo de “os momentos” ou “as situações”. Confira exemplos: Todas as vezes que vou ao cinema me divirto.
De acordo com as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o S aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia de Z. Por exemplo: casa, mesa, desânimo, liso. Essa característica da letra S é o que causa confusão na maioria das pessoas.
O substantivo masculino viés («1. direcção oblíqua; esguelha; 2. tira de pano cortada da peça, em diagonal», cf. Dicionário da Porto Editora) escreve-se correctamente tal como o fez na sua pergunta, e o seu plural é vieses.