Deste modo, deverá o contribuinte Geral que irá devolver proceder da seguinte forma: 1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.
CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.
CFOP 5916 Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. 5916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.
Online - Devolução ao Fornecedor para Retorno Conserto (CFOP 5915/6915)
Qual o CFOP de devolução para 5915?
Nesse caso, a assistência técnica emitirá uma nota fiscal com o CFOP 5915. Dessa forma, vai informar que o item está sendo devolvido apenas para reparo e que será enviado de volta para você após o conserto.
CFOP: Utilize o CFOP 5916 para operações internas, quando a devolução ocorrer dentro do mesmo estado da empresa. Para operações interestaduais, utilize o CFOP 6916.
Nas operações de remessa para conserto ou reparo, a natureza da operação a ser utilizada é o CFOP 5.915 se dentro do Estado, quando enviado para outra Unidade da Federação deverá ser utilizado o CFOP 6.915.
1913 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para demonstração, mostruário ou treinamento. Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para demonstração, mostruário ou treinamento.
Qual CFOP usar para devolução de remessa para demonstração?
As mercadorias enviadas em demonstração, devem ser devolvidas no prazo de 60 dias, conforme dispõe o art. 680 do RICMS/MT. O CFOP a utilizar será o 5913 (operação interna) ou 6913 (operação interestadual).
A nota de retorno é uma nota de entrada, por isso, ela deve ser emitida no menu 'Suprimentos > Nota de Entrada'. Para informações mais detalhadas a respeito das informações que devem ser inseridas dentro dos campos, sugerimos que entre em contato com o seu contador.
Indica-se a CST x50 na emissão da nota fiscal ao contribuinte do regime normal de apuração. Indica-se o CSOSN 400 ao contribuinte do simples nacional. Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para conserto ou reparo.
A principal diferença entre os dois códigos é o objetivo da saída da mercadoria: CFOP 6915 é específico para remessas destinadas a conserto ou reparo, enquanto CFOP 6949 é um código genérico para outras saídas interestaduais não especificadas.
Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.