Se ele estiver com cheiro ácido, textura viscosa ou começando a ficar com uma cor verde-acinzentada, não arrisque: é direto para o lixo. Tudo isso indica que o frango pode estar contaminado com bactérias como as dos gêneros Campylobacter e Salmonella.
“Os principais indicadores de que a carne de frango está intoxicada, ou não se encontra em bom estado para o consumo, são a questão do odor forte e desagradável, e a coloração do alimento”, explica Edvânia Soares, nutricionista, com pós-graduação em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária.
O cheiro pode ser mais perceptível em frangos que não são extremamente frescos, mas ainda estão dentro do prazo de validade. Por isso, um primeiro passo importante é escolher sempre o frango mais fresco possível para fugir do “cheiro de galinha”.
COMO TIRAR CHEIRO RUIM CHEIRO DE GRANJA DO FRANGO ANTES DO PREPARO | TAKE BAD SMELL OF CHICKEN
Como saber se o frango tem salmonela?
Os animais infectados comumente não apresentam sintomatologia, mas eliminam a bactéria em grande número nas fezes, contaminando o ambiente, onde ela pode resistir por muito tempo,especialmente em presença de matéria orgânica.
O vinagre ajuda a neutralizar o odor e deixa a carne mais macia. Alguns temperos naturais, como o alecrim, o tomilho e o louro, possuem propriedades que ajudam a eliminar o cheiro do frango.
Odor, descoloração e mofo são sinais de deterioração. A carne de frango pode ser posta à prova com um apertão. Se você a pressiona e ela “volta”, é indicativo de que está própria para o consumo. Se a marca do dedo permanecer, provavelmente estará estragada.
Frango e ovos crus têm um risco significativo de infecção por bactérias nocivas, como salmonela e campylobacter, que podem causar doenças graves. Os sintomas de intoxicação alimentar incluem febre, náuseas, vômitos, diarreia e infecções sanguíneas que, mesmo em pessoas saudáveis, podem levar à hospitalização e morte.
Vinagre. O vinagre também é um ótimo ingrediente para eliminar o cheiro do frango. Você pode adicionar um pouco de vinagre branco na água em que vai cozinhar o frango ou até mesmo fazer uma marinada com vinagre antes de prepará-lo. O vinagre ajuda a neutralizar o odor e deixa a carne mais macia.
Os frangos podem ser guardados na geladeira de 3 a 5 dias - diz Márcia Madeira. Os cuidados com a higienização também valem para produtos industrializados. Os enlatados devem ser lavados com água e sabão antes de serem consumidos.
Independentemente do tipo de carne, se cheira mal, não deve ser consumida. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer.
A coloração das carnes de aves varia, de um branco mármore, até branco um pouco amarelado. Quando estragada pode ficar um pouco esbranquiçada, mas não costuma ter grandes mudanças na coloração.
A carne de frango é altamente perecível e o tempo que leva para se deteriorar varia de quatro até aproximadamente doze dias após o abate, mesmo mantida sobre refrigeração (SMOLANDER et al., 2004).
Além disso, certifique-se de seguir os princípios básicos do armazenamento seguro de alimentos: refrigerar os perecíveis a cerca de 4,5 graus Celsius ou mais frio, nunca deixar os produtos sobre o balcão por mais de duas horas (uma hora no máximo em um dia em que a temperatura for de 32 graus Celsius ou mais) e estar ...
Um dos primeiros sinais que o frango não está apto para consumo é o cheiro de amônia e aspecto azedo. Geralmente, a cor também muda e tende a ficar mais acinzentada ou esverdeada. Além disso, o cheiro fica mais forte e a consistência fica mais pegajosa.
Quanto tempo depois de comer frango estragado passa mal?
Os sintomas variam em intensidade de acordo com organismo de cada indivíduo e a quantidade de alimento contaminado ingerido. Os mais comuns são dor abdominal, vômitos e diarreia e costumam surgir de 12 a 36 horas após a ingestão de comidas contaminadas.
Isso também pode ser feito para acabar com o cheiro de gordura fétida e com aquele cheiro e sabor rançoso do frango. O vinagre também atua de forma similar para acabar com o cheiro de mofo nas roupas.
Não existe problema congelar um alimento com prazo de validade próximo. As baixas temperaturas do freezer/congelador retardam o desenvolvimento de bactérias responsáveis pela deterioração de carnes, vegetais, frutas e peixes.
O cheiro neste caso é um dos principais sinais de que ela não está mais própria para consumo. A cor também: se a superfície estiver amarronzada ou esverdeada, descarte. Agora, se o tom marrom estiver no fundo da bandeja, tudo bem.
O frango geralmente (mas nem sempre) te avisa quando está ruim. Ele fica viscoso (não a sua viscosidade normal, mas sim uma viscosidade diferente) e tem cheiro. Ele pode até mudar de cor.
Se ela está com mau cheiro ou cara estranha, ela provavelmente já está se deteriorando, não tem como salvar. O consumo de alimentos de origem animal crus ou mal cozidos é perigoso, já que o recomendado é cozinhar todo alimento a uma temperatura mínima de 74°C.
O cheiro do frango te incomoda? A dica para tirar o odor é lavar com água, depois esfregar suco de limão ou vinagre e enxaguar. Agora o frango está pronto para ser preparado em um deliciosa receita.