Segundo a especialista, o ovo é um dos alimentos mais fáceis de identificar quando está estragado, pois exala um cheiro muito característico e sulfuroso.
Se você detectar cheiro de ovo podre em seu bairro ou em sua casa, é provável que esteja na presença de sulfeto de hidrogênio (H₂S). O H₂S é proveniente de estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias e redes coletoras de esgotos.
Às vezes, só pela casca do ovo já é possível perceber que há algo de errado com ele. Ela deve, assim como a cutícula do ingrediente, estar limpa, lisa e sem rachaduras. Se ela estiver rachada, o item pode ter sido danificado durante o transporte ou em algum outro momento, perdendo sua qualidade e segurança.
Você só precisa encostá-lo na luz direta e observar como ele fica por dentro. Se o ovo ficar bem iluminado, como se fosse uma lâmpada acesa, significa que ele está fresco e ótimo para o consumo. Agora, se encostar a lanterna na casca ele permanecer escuro, pode jogar o ovo fora porque ele está estragado.
Sentir cheiro de ovo podre o que significa cheiros espirituais
O que fazer depois de comer ovo podre?
Para tratar a intoxicação alimentar em casa, é importante repousar e beber bastante líquidos para evitar a desidratação e favorecer a eliminação das toxinas produzidas pelos microrganismos, além de ter uma alimentação leve e de fácil digestão para evitar a piora dos sintomas.
Uma forma de saber se o ovo ainda está bom para consumir, é colocar o ovo ainda inteiro dentro de um copo com água. Se o ovo boiar é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso, pode estar velho ou estragado, não devendo ser consumido.
“A gema de um ovo fresco deve ter uma aparência arredondada e firme, com cor amarela brilhante. O branco deve ser transparente e gelatinoso. Se você notar que a gema está achatando ou a clara ficando turva, é uma indicação de que o ovo pode estar estragado”, finalizou.
Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água. Ambos os testes funcionam porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa.
Quanto ao cheiro, o ovo podre tem um aroma bem característico. Caso ainda não tenha sentido, o cheiro é sulfuroso e é possível sentir assim que o ovo é quebrado (às vezes até antes). Inclusive, este aroma permanece até depois de cozido, facilitando sua identificação.
Os malcheirosos. Esse caso costuma ser bem comum, quem nunca passou por um constrangimento por causa do cheiro forte de um 'pum'? Apesar de engraçado, isso pode ser um sinal para uma pequena alteração na dieta regular que você ingere.
Arrotos se originam de gases acumulados dentro do estômago, sendo que dentro destes gases o mais comum é o ar que respiramos. O odor fétido pode significar que sua digestão está mais lenta, fazendo com que o alimento permaneça mais tempo no estômago. Refluxo e gastrite pioram os arrotos.
Quando cozinhamos o ovo, com o calor, o ácido sulfídrico presente na clara reage com o ferro que há na gema formando Sulfeto Ferroso, que dá o cheiro de ovo cozido. Quanto mais calor, mais sulfeto é formado.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.
Se o ovo estiver fresco, vai afundar. Se boiar, ele possivelmente está podre. Isto acontece porque com o passar do tempo o ovo vai perdendo água pelos poros da casca e fica menos denso.
Como saber se o ovo está estragado depois de frito?
Se o ovo estiver podre, ficará escurecido. Isso ocorre porque os ovos neste estado já perderam água e acumularam oxigênio, segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Elsio Figueiredo, especialista na produção de suínos e aves.
Por outro lado, assinala Paula Teixeira, quando um ovo flutua, “não deve ser consumido”. “Pode tratar-se, por exemplo, de um ovo muito velho. E, quanto mais velho for o ovo, se estiver contaminado, maior será a probabilidade de os níveis de contaminação aumentarem ao longo do tempo”, aponta.
Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.
Naturalmente, a densidade da água é menor que a densidade do ovo e, por isso, no copo sem sal,o ovo afundou, pois, como o ovo possui mais densidade, a água fica por cima do ovo. O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade.
Como saber se o ovo está estragado antes de quebrar?
O segredo de Rogério Holanda para não comprar o produto estragado consiste em jogar luz no ingrediente. Se o ovo ficar “aceso”, parecido com uma lâmpada, ele está próprio para consumo; caso fique apagado, fosco, ele está podre.
Especialistas em segurança alimentar concordam que o tempo máximo que um ovo cozido com casca pode ser guardado na geladeira é por 7 dias. Eles devem ser colados em um recipiente limpo e com tampa, de preferência hermética.