A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.
Plantar mudas ou espalhar pó, sais ou óleos dessas plantas pode funcionar como ótimo remédio caseiro para afastar escorpião. Se for possível, coloque difusores com óleo de citronela também na região onde há entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção.
Canela em pó é um repelente natural de escorpiões que você pode espalhar pela casa. Corujas, pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos são predadores naturais dos escorpiões. Se você morar numa região com tais animais, mantenha-os perto de forma livre e natural.
Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; Afastar camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
Os escorpiões preferem locais quentes e úmidos e necessitam de quatro elementos para sobreviver em qualquer terreno: alimento, água, abrigo e acesso. O lixo, por exemplo, atrai baratas, que servem de alimentação para os aracnídeos.
Encontrado em praticamente todo o Brasil, o escorpião gosta de lugares escuros e costuma se esconder debaixo de pedras, folhas, troncos de árvores ou montes de entulho deixados num canto da casa ou do quintal.
O mês de agosto é a época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados.
“Durante o dia, para evitar a claridade, os escorpiões escondem-se em lugares escuros. Armários, sapatos, gavetas e até mesmo roupas nas áreas de serviço e banheiros são esconderijos”, reforça o técnico. Além disso, é importante manter móveis, cortinas e cantos de paredes sempre limpos.
Naftalina mata escorpião? A naftalina é conhecida por sua eficácia em espantar insetos. Esse é um composto químico branco e cristalino que tem um forte odor. Sobretudo, nos escorpiões, o produto não tem nenhuma eficácia provada.
Como os escorpianos são conhecidos por dar tudo de si para os outros, eles não conseguem lidar quando o sentimento não é recíproco. Ser ignorado, excluído ou deixado de lado sem nenhuma razão aparente e sem nenhum cuidado com seus sentimentos assusta Escorpião.
Entre os seus predadores estão camundongos, quatis, macacos, sapos, lagartos, corujas, seriemas, galinhas, algumas aranhas, formigas, lacraias e os próprios escorpiões.
Escorpião não gosta: deslealdade, infidelidade, desapego; Pedra do signo de Escorpião: Citrino (está relacionada ao poder solar e representa escorpião em sua força e intuição.)
Escorpiões são notoriamente difíceis de matar. Esses aracnídeos venenosos estão acostumados a viver sob condições extremas, portanto, o uso de inseticidas não dá conta do recado. A forma mais segura de matar escorpiões é perfurando seu exoesqueleto com um objeto pontiagudo.
Se eu encontrar um escorpião na minha casa significa que encontrarei outros? Provavelmente sim, mas não é obrigatório, pois nem sempre vivem em grupos. São animais solitários, porém em áreas urbanas concentram-se em locais de fácil acesso à comida e ao abrigo.
Outra dica é colocar em cada pé da cama um potinho com vaselina ou óleo de cozinha. Como essas substâncias são escorregadias, o animal não consegue subir pela madeira. Também é preciso ter cuidado com as cortinas, que também devem ficar longe da cama.
Quando se trata de sexo, os escorpianos são grandes amantes e são conhecidos por sua resistência na cama. Os escorpianos ficam completamente fogosos no quarto, eles não se detêm. Portanto, se você está procurando um passeio selvagem, definitivamente vale a pena considerar um Escorpião.
Pelo perigo que oferece, caso você encontre um escorpião amarelo na sua residência, o melhor é chamar uma empresa especializada para conseguir, realmente, eliminar o foco.
De hábitos noturnos, os escorpiões ficam escondidos durante o dia, e de noite saem para se alimentar. É comum surgirem pela rede de esgoto e, por esse motivo, é bom evitar condições de umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo.
A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.
A secretaria da Saúde de Santo Anastácio, alerta que o mês de agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, fendas de parede ou atrás de móveis.