Os ipês integram a lista internacional de proteção de espécies ameaçadas. A flor do Ipê Amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961.
O Pau-Brasil foi tão importante na época em que os portugueses chegaram no Brasil que veio a dar nome ao nosso país. Desde a colonização, a árvore foi explorada e hoje está ameaçada de extinção.
A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.
Poucas unidades de pau-brasil restam no país. Considerada um valioso ativo na chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, a árvore foi alvo de extração em massa dos colonizadores por conta de sua pigmentação rubra, muito utilizada em pinturas. Hoje, sua existência é ameaçada.
A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Com a visita de naus menores, em 1504, a ilha de Vera Cruz passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Em 1511, os portugueses se referem ao local como a Terra dos "Brasilis" e, mais tarde, Terra dos Brasis, devido à presença do pau-brasil na região.
Bétula, inexistente no Brasil, chama a atenção pela beleza de sua casca. Berióza significa, em tradução literal, bétula. Inexistente no Brasil, trata-se de uma árvore típica do hemisfério Norte, presente em quase toda a Europa, mas também na Ásia e na América do Norte.
“Por tais motivos, a árvore de baru deve ser reconhecida como símbolo do Cerrado diante de sua relevância para o Estado e para a promoção do sustento de inúmeras famílias goianas.
Qual é a árvore que representa as outras regiões do Brasil?
Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente: no norte, a castanheira; no nordeste, a carnaúba; na região centro-oeste, o ipê amarelo; na região sudeste, o pau-brasil; e na região sul, a araucária.
A Samaumeira é uma árvore encontrada na Amazônia, sendo também conhecida como “rainha das matas” e “árvore da vida”, designação mais do que justa à grandeza de uma das plantas simbólicas da região amazônica.
Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê sempre chamou a atenção de poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.
Mas, apenas o abacaxi e o maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora e açaí. Estima-se que o país tenha entre 200 e 300 espécies, porém apenas algumas ganharam popularidade e outras ficam conhecidas apenas em âmbito regional.
Ave símbolo do estado de são paulo, também considerada ave símbolo do brasil. É uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, na primavera.
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
Esse termo significa “cor de brasa” ou “avermelhado”, portanto, o nome do pau-brasil era uma menção a uma de suas características: a cor vermelha. Vimos, ainda, que o termo usado pelos tupis (ibirapitanga) também se relacionava com essa cor da madeira.
Aos poucos, a árvore passou a ser chamada de pau-brasil, mas também é conhecida por outros nomes, como pau-de-pernambuco, pau-vermelho, ibirapuitã, muirapiranga, pau-rosado, arabutã ou pau-de-tinta.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Qual foi a primeira cidade a ser construída no Brasil?
Embora o título oficial de primeira cidade do Brasil pertença a São Vicente, os historiadores são unânimes em reverter os louros à exuberante Cananéia. Conta a história que, em 1531, o português Martim Afonso de Souza veio ao Brasil para fixar uma colônia projetada.
A Philodendron spiritus sancti está na na Lista Vermelha do Centro Nacional de Conservação da Flora, principal instituição brasileira a monitorar as espécies de plantas ameaçadas. Pertence à categoria "em perigo", que se aplica às espécies sob "risco muito elevado de extinção na natureza".
Além da maior da Amazônia, o angelim de quase 90 metros também é considerado a maior árvore da América Latina e a quarta maior do mundo, de acordo com o Imazon.