O impacto na respiração de amônia prejudica o desempenho e vitalidade de um cavalo, particularmente quando as vias aéreas também são atacadas por poeira, endotoxinas (um componente de bactérias), e outras partículas.
Objetos e sons estranhos: eventualmente, essa antipatia nem sempre pode ser evitada e não deve ser. Afinal, é uma boa ideia expor o seu cavalo a novos objetos e sons, mas verifique se você está pronto para a reação dele. Porém, ele pode entrar no modo 'lutar ou fugir'.
Pois é! Humanos, cães e gatos possuem vesícula biliar para o armazenamento da bile, pois para essas espécies, as refeições por natureza são poucas e em maior quantidade. Já os equinos não possuem vesícula biliar.
Um cavalo pode viver por várias semanas sem comida, mas dois ou três dias sem água podem levar a sérias complicações e até mesmo à morte. Em média, um cavalo de 500 kg consome cerca de 20 a 30 litros de água por dia.
O pâncreas é importante por secretar quase todas as enzimas necessárias para a degradação das substâncias alimentares. O fígado, por sua vez, é a maior glândula do corpo e pode pesar até 10 quilos em grandes cavalos.
Grãos e alimentos doces são potentes fontes de energia. Na verdade, eles contêm mais carboidratos solúveis do que os cavalos exigem. A ingestão de muitas calorias leva à obesidade, e grãos em alta quantidade tem implicado em uma variedade de problemas de saúde, incluindo cólicas e laminite.
A primeira coisa é que ele precisa de muita água, sempre fresca! O animal pode beber até 30 litros de água em um dia muito quente. O cavalo deve pastar! Para seu bem-estar psicológico, o cavalo precisa ficar em um terreno com uma vegetação adequada para sua alimentação.
Equinofobia é medo de cavalos de forma extremada. O termo é derivado da palavra latina Equus, que significa cavalos, e phobos, que é medo ou temor profundo.
O que significa quando o cavalo fica balançando a cabeça?
Abanar a cabeça pode ser sinal de brincadeira, geralmente quando o equino está solto no campo e a correr. Contudo, pode também ser sinal de desconforto se estiver sendo treinado. 2. A cabeça e o pescoço mais levantados geralmente indicam um estado de agitação.
Geralmente gostam de sabores doces. Mas tem cavalo que não gosta de cenoura, enquanto outro adora banana. Tato – o cavalo é extremamente sensível ao toque e consegue sentir e espantar uma mosca só com a vibração local da pele.
Pode ocorrer uma intoxicação ou envenenamento por plantas tóxicas se uma planta for inadvertidamente incorporada na forragem. Uma vez cortadas e secas, estas plantas são mais difíceis de identificar para o animal e, por vezes, podem ser ainda mais tóxicas para o desenvolvimento dos cavalos.
Uma dessas desinformações tem relação com o uso do capim Massai (Panicum) para equinos. Embora seja uma excelente gramínea para o gado, a recomendação é que se tenha cuidado com seu manejo com cavalos, pois falhas podem causar injúrias nos animais.
O abacate é um alimento tóxico para cavalos bem como a árvore de onde provém, incluindo a sua casca e folhas. O abacate contém persina, uma substância derivada dos ácidos gordos presentes no alimento, que se considera como sendo a responsável pela toxicidade deste fruto.
Embora não seja uma fruta, a cenoura é uma ótima aliada na saúde animal. Elas são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo do cavalo, promovendo uma visão saudável e uma pelagem brilhante.
Recomenda-se dividir a ração em várias refeições para obter o melhor aproveitamento dos nutrientes e uma resposta ideal do animal. Por exemplo, se o seu animal come 3kg de ração por dia, você pode oferecê-la em três refeições de 1kg cada ou em duas refeições de 1,5kg cada.
Cavalos devem ter preferencialmente acesso livre a água, e não devem ficar sem água por períodos maiores que quatro horas. necessário ter espaço suficiente para beber água e evitar competição e brigas entre os cavalos.
O cavalo é um ser herbívoro, logo, mantém uma dieta rica em vegetais. Essa alimentação, nomeada de verde ou volumoso, baseia-se em capim fresco, feno ou silagem. O capim pode ser obtido por meio de pastagem, ingerido diretamente do chão, ou capineira, já cortado, consumido direto no cocho.
Não! Os suplementos minerais para equinos já vêm balanceados e prontos para o consumo. Por isso, não devemos misturar o sal branco (sal de cozinha) nem outros alimentos como farelo de trigo, milho triturado ou outros no intuito de aumentar ou diminuir o consumo.