Qual o CMV ideal? O Custo de Mercadoria Vendida também está relacionado ao tipo de serviço prestado. O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio.
Há gastos com transporte, armazenagem, mão de obra e impostos que também devem ser considerados no cálculo. Quanto menor o CMV, melhor para a saúde financeira do negócio. Significa mais lucro sem a necessidade de aumentar o preço para o cliente final.
Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.
Para reduzir o CMV em restaurantes coletivos, é fundamental focar na otimização de compras, negociação com fornecedores, controle rigoroso de estoque e no combate ao desperdício.
Qual o CMV ideal? O Custo de Mercadoria Vendida também está relacionado ao tipo de serviço prestado. O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio.
Qual o % ideal para CMV (CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA)?
O que é CMV positivo?
A infecção por citomegalovírus é uma infecção comum por herpesvírus com uma ampla gama de sintomas: desde nenhum sintoma a febre e cansaço (que lembra a mononucleose infecciosa) até sintomas graves envolvendo os olhos, cérebro ou outros órgãos internos.
Bom, especialistas se dividem entre qual o CMV ideal para cada tipo de empresa. No entanto, muitos apontam para um CMV que gire em torno de 20% e 30% do seu faturamento. Isso porque números acima dessa linha configuram um custo muito alto de produto que pode, muitas vezes, não compensar o lucro trazido.
Um CMV muito baixo indica com certeza queda de qualidade da matéria-prima, enquanto um valor muito alto pode demonstrar desperdício, compras mal elaboradas, preço de compra muito acima do mercado, extravio de mercadoria, desvio no estoque, entre outras questões.
O percentual ideal de CMV depende de uma série de aspectos, como o segmento de atuação do seu negócio, o tipo de produto que você vende, sua concorrência e a demanda, por exemplo. Não existe uma margem definitiva, mas uma média comumente utilizada entre as empresas é entre 30% e 40%.
Como calcular o valor de uma mercadoria para vender?
Existem diferentes maneiras de fazer o cálculo para precificar um produto de revenda, mas a mais comum é a seguinte: Preço de revenda = Custo de produto + (Custo do produto x Margem de lucro%) + Impostos e taxas.
Como interpretar o CMV? Interpretar o CMV envolve analisar sua relação com a receita de vendas. Um CMV alto em relação à receita pode indicar que os custos de produção estão altos, reduzindo o lucro bruto.
De acordo com a Abrasel, o CMV ideal para cada produto comercializado ou calculado com base no faturamento geral de um restaurante deve ficar entre 25% e 40%, mas quem empreende no ramo sabe: cada caso é um caso.
O que não entra no cálculo do CMV? Veja agora exemplos de despesas comuns a todo o tipo de negócio que não incidem sobre o custo das mercadorias e, por isso, não são utilizadas para encontrar o lucro bruto: Impostos incidentes sobre vendas, como PIS, Cofins e ICMS.
A fórmula para calcular o custo de mercadorias vendidas baseia-se na soma das compras realizadas no período do estoque inicial e subtraindo o estoque final do período. Custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final. Essa equação pode parecer um pouco estranha no início, mas faz todo sentido.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
O CMV ajuda a entender custos da empresa, sendo fundamental para precificação de produtos e para a busca de uma margem ideal de lucro bruto — especialmente se comparado ao CMV médio de seu setor. Também ajuda a entender a situação financeira do negócio na hora de fechar contratos e acordar condições de pagamento.
Matematicamente é impossível ter o CMV Negativo. Ou alguém não fez as baixas devidas ou o estoque foi avaliado por mercado (e os produtos adquiridos se valorizaram). Ou mesmo, não foram dados entradas em todas as compras no estoque. Existe algum ponto discordante nesta situação.
Despesas administrativas: gastos fixos com telefonia, internet e aluguel; Despesas operacionais, como frete; Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos; Despesas com vendas, como comissões.