Não, empresa de consultoria não pode ser MEI (microempreendedor individual), devido a algumas razões específicas relacionadas à natureza das atividades de consultoria e ao objetivo da categoria MEI.
Não, consultor não pode ser MEI. O objetivo do MEI é retirar da informalidade os empreendedores autônomos, dando a eles acesso a direitos sociais básicos, como aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade.
Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.
A alíquota final de contribuição para empresas de consultoria que atuam no Lucro Presumido pode variar entre 13,33% e 16,33% de acordo com a alíquota de ISS do município.
CNAE é uma sigla que significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de um código de sete dígitos utilizado para identificar o ramo da atividade exercida por uma empresa no país.
Para ser um consultor de vendas é necessário ter conhecimentos e dominar o processo de vendas por inteiro. Embora não seja preciso ter um diploma de ensino superior, um consultor de vendas deve sempre pesquisar, estudar e estar por dentro das metodologias de alta performance em vendas.
Para empresas de ecommerce, a classificação mais adequada é a 47.89-0/99, “Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente”. Para empreendedores digitais, o mais indicado é o 62.0, referente à Consultoria em Tecnologia da Informação.
Algumas das atividades que frequentemente se encaixam no MEI incluem prestação de serviços como cabeleireiro, manicure, eletricista, encanador, costureiro, entre outros.
Geralmente, quem não pode ser MEI são pessoas que exercem atividades intelectuais como advogados, médicos, dentistas, engenheiros, desenvolvedores de software, programadores, entre outros CNAES que não estão contemplados na tabela do MEI.
A CNAE 8211-3/00 pode ser MEI? Não, a CNAE 8211-3/00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo, não pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Nesse caso, a melhor solução pode ser abrir uma microempresa (ME).
Você já sabe que consultor não pode ser MEI, mas sabe também que pode regularizar suas atividades como pessoa jurídica, abrindo por exemplo, uma microempresa no Simples Nacional.
Os profissionais autônomos, tais como, vendedores ambulantes, padeiro, costureiro, pedreiro, jardineiro, pequenos comerciantes, não necessitam de nenhuma regulamentação para exercer suas atividades e por isso podem ser MEI.
O MEI funciona para os prestadores de serviços como uma forma de formalizar seus serviços e suas atividades empreendedoras no Brasil. O processo de formalização como MEI prestador de serviços envolve o registro da atividade nos órgãos competentes e o pagamento de uma taxa mensal fixa, que inclui os impostos devidos.