Um mapa conceitual é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias. A maioria dos mapas conceituais descreve ideias, como caixas ou círculos (também chamados de nós), que são estruturados hierarquicamente e conectados com linhas ou setas (também chamados de arcos).
Um mapa conceitual ou mapa de conceitos é uma ferramenta visual para descrever ideias relacionadas a um tópico principal. Eles podem ser usados para definir, explicar e analisar estruturas complexas de pensamento ou processos, dividindo uma grande ideia em pequenas partes, tornando os detalhes mais fáceis de entender.
Como instrumentos didáticos, os Mapas Conceituais podem ser usados para mostrar as relações hierárquicas entre os conteúdos que estão sendo ensinados em uma aula, uma unidade de estudo ou um curso inteiro. Eles explicitam relações de subordinação e superordenação que possivelmente afetarão a aprendizagem.
Em seus termos mais essenciais, mapas conceituais são representações gráficas do conhecimento organizado. O conhecimento organizado é composto por uma estrutura de proposições; estas são afirmações compostas por conceitos e palavras de ligação.
Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi.
Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra. Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.
Qual é a diferença entre mapa mental e mapa conceitual?
O mapa mental é ideal para brainstorming, organização de ideias e memorização de informações, enquanto o mapa conceitual é mais indicado para análise de relações complexas, pesquisa e comunicação de ideias complexas.
Sintetiza informações, integrando conceitos novos e antigos para melhor compreender a ideia geral. Incentiva discussões e pensamentos de alto nível. Fomenta a descoberta de novos conceitos e suas conexões. Oferece uma comunicação clara de ideias complexas.
Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.
Um mapa mental é um tipo de diagrama que ajuda a explicar conceitos complicados de maneira simples e objetiva. É bem simples de fazer: um mapa mental leva a ideia principal no centro e, a partir daí, se ramifica com os conceitos relacionados.
As principais funções dos mapas são representar a superfície terrestre de forma plana, facilitando a localização e orientação de pessoas e objetos; fornecer informações geográficas, como divisão política, pontos de interesse, relevo, hidrografia, entre outros; auxiliar na tomada de decisões em diversas áreas, como ...
“Os mapas servem para localizar no espaço, para orientar, para representar geograficamente determinado espaço.” “Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino.
Os elementos fundamentais de um mapa são: Título (informa o tema), Legenda (decifra símbolos e cores), Escala (mostra a relação entre as distâncias no mapa e na realidade), Orientação (geralmente uma rosa dos ventos, indica o norte) e Projeção (método de representar a esfera terrestre em uma superfície plana).
Entender o lugar em seu território por meio dos mapas é traçar também suas redes de comunicação geográficas e informacionais, seus espaços de representação cultural e econômica, suas preferências de interatividade com as redes digitais em recortes locais e regionais.
8), são três os elementos de um mapa conceitual: a) conceitos, que são “uma regularidade nos acontecimentos ou nos objetos, que se designa mediante algum termo” (NOVAK e GOWIN, 2010, ); b) relações, que são proposições formadas por dois conceitos ligados por um verbo; e, c) questão focal (tema central), que direciona a ...
O mapa conceitual foi criado na década de 1970 por Joseph D. Novak, um educador americano, como uma aplicação prática da teoria da aprendizagem significativa de Ausu- bel. Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual.
Qual a diferença entre mapa mental e mapa conceitual?
Mapas mentais mostram um fluxo direto de ideias a partir de um tópico, com a ideia principal no centro e várias ideias secundárias ao redor. Mapas conceituais normalmente são aplicados em ambientes comerciais e acadêmicos mais formais, enquanto mapas mentais são mais espontâneos e flexíveis.