O consumo médio, por sua vez, é de 29,8 km/l (gasolina) e 22 km/l (etanol) -- dados oficiais da Honda. Não pegamos muito "estradão" com a Tornado, mas certamente o modelo tem menos proteção aerodinâmica do que a Sahara.
Como referência, no nosso teste, a Sahara 300 fez médias de 32 km por litro na cidade e 35 km por litro na estrada, com velocidade na casa dos 100 km/h.
Com um tanque de combustível que comporta 11,5 litros, a Tornado tem uma autonomia de mais de 340 km, fazendo em média 30,2 km/l de gasolina abastecido.
Quantos km a Tornado 300 faz com 1 litro de gasolina?
Ficha técnica - Honda XR 300L Tornado
Desempenho: zero a 100 em 10,8 segundos, velocidade máxima de 129,4 km/h, retomada de 60 km/h para 100 km/h em 7,4 segundos em quarta marcha, consumo de até 29,8 km/l gasolina e autonomia de até 410 quilômetros - dados do Instituo Mauá.
Ela chega ao mercado por R$ 27.690, pronta para brigar com a Yamaha XTZ 250 Lander, que sai por R$ 25.790. (veja ao final o comparativo com as concorrentes).
CONSUMO DA NOVA XR TORNADO L 300 2024 FUTURA OPNIÃO DE DONO
Quantas marchas tem a nova Tornado 2024?
A nova Tornado possui câmbio de seis velocidades associado à embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço para acionar o manete e evita o travamento da roda traseira em reduções de marcha bruscas.
Rodamos alguns quilômetros nas rodovias sinuosas da serra e o motor manteve o bom torque desde baixos giros e a velocidade final, declarada pela Honda, ficou em 124 km/h. Pouca coisa menor do que os 129 km/h da Sahara.
O motor monocilíndrico é do tipo OHC, arrefecido a ar, com 293,5 cm3, e oferece 24,8 cv de potência e 2,74 kgf. m de torque, números mais do que suficientes para os 143 kg de peso a seco da Tornado, cifra seis quilos inferior à da Sahara 300 Adventure.
Inicialmente a XR 300L Tornado será oferecida apenas com a combinação de cores em vermelho e branco. O preço-base sugerido (referência para a cidade de São Paulo, sem frete ou seguro) é de R$ 27.690. Como comparação, a XRE 300 Sahara é oferecida por R$ 28.650 nas mesmas condições.
Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara. De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.
O levantamento é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, sempre utilizado como referências em financiamentos, seguros e revendas. Vale lembrar que o Preço Público Sugerido (PPS) da XR 300L Tornado 2025 é de R$ 27.690, sem incluir frete.
Partindo de R$ 27.690, o modelo chega com valor mais elevado que a XRE 300 Sahara Standard, versão de entrada da trail mais antiga e que custa R$ 27.090. Este valor é o mesmo da versão intermediária da XRE, a Rally. VEJA TAMBÉM: Honda Tornado está de volta!
A nova Honda XR 300L Tornado 2025 tem preço anunciado de R$ 27.690 (sem frete) e deve chegar às lojas a partir de agosto. A novidade está cobrando R$ 600 a mais que a Sahara em que se baseia.
A capacidade é de 13,8 litros (3,7 litros de reserva). A superfície lateral do tanque e sua conjunção com o assento facilita a necessária movimentação do piloto em pilotagem off-road. A Honda XR 300L Tornado se vale do mesmo motor que equipa a Sahara 300.
Nos testes feitos em condições normais, ao nível do mar, nos dois sentidos, a maior velocidade máxima alcançada pela Tornado foi de 142 km/h. O normal era por volta de 135 km/h.
Rodamos alguns quilômetros nas rodovias sinuosas da serra, e o motor manteve o bom torque desde baixos giros e a velocidade final, declarada pela Honda, ficou em 124 km/h. Pouca coisa menor do que os 129 km/h da Sahara.
A Honda anunciou nesta semana que a nova XR 300L Tornado chegará às concessionárias da marca em agosto, com preço partindo de R$ 27.690, sem contar frete e taxas.
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.