Qual o correto: há anos ou a anos?

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o , forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora alguns dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

Qual o correto: há 10 anos ou a 10 anos?

A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

É correto escrever há 4 anos?

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

É correto dizer há alguns anos atrás?

Portanto, há redundância no acréscimo de atrás ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões. Para evitar redundância, deve-se usar apenas há dez anos ou dez anos atrás.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Foi há 84 anos ou foi a 84 anos?

Dessa forma, a palavra há deve ser utilizada sempre que nos referirmos ao passado, dando o significado de tempo decorrido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

HÁ ANOS ATRÁS | Canal Expandindo o Português

É correto falar há um tempo atrás?

Faz muito tempo que não viajo. Obs.: vale destacar também que “há muito tempo atrás” é uma frase redundante já que o verbo "haver" indica tempo passado. É dispensado o uso do advérbio "atrás", portanto, “há muito tempo” é a expressão correta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Faz dois anos ou há dois anos?

Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Onde há amor ou onde a amor?

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Estou a uma hora ou há uma hora?

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Faz 5 anos ou faz 5 anos?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Foram 5 anos ou foi 5 anos?

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Como escrever há 20 anos atrás?

O segundo erro é o pleonasmo, infelizmente cada vez mais em voga. Deve-se utilizar há vinte anos ou vinte anos atrás. A colocação na mesma frase do verbo haver e do advérbio atrás é considerada erro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

É correto falar há dez anos atrás?

A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Faz meses ou fazem meses?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ead.unisinos.br

Faz muito tempo ou há muito tempo?

Há muito tempo ou a muito tempo: qual é o correto? Agora que entendemos as funções de “há” e “a”, podemos responder à pergunta inicial. A forma correta é “há muito tempo”. Isso porque, nesse contexto, estamos nos referindo a um período que já passou, e o verbo “haver” é utilizado para indicar tempo decorrido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Tem crase a vida?

O OD é “vida”; o indireto, “à vida”! É até possível deslocar um dos complementos (à vida, é preciso dar vida). É uma construção semelhante a é preciso dar cor à vida; dar emoção à vida; dar vivacidade à vida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

Onde ele mora ou aonde ele mora?

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Vai almoçar onde ou aonde?

Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Estou há dias ou há dias?

Sem mais mistérios, portanto. O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

Qual o correto: a meu ver ou ao meu ver?

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Tem pão ou há pão?

Tem pão nesta padaria; Aqui tem pão; Eu tenho pão para vender... Não usamos: há pão na padaria; Aqui há pão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Estou solteira há ou a?

Truque: a palavra há, nesses casos, pode ser substituída pelo verbo fazer. Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. Se a frase ainda fizer sentido, emprega-se “há”. Se não fizer sentido, o certo é usar a preposição a.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br