Ele escalou o espaço entre duas paredes que formavam um corredor estreito no pátio da cadeia e subiu até o telhado. O brasileiro havia sido condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional em 16 de agosto por esfaquear e matar sua ex-namorada, Débora Brandão, na frente dos filhos, em 2021.
A recompensa pelo brasileiro Danilo Cavalcante, foragido há 12 dias no estado americano da Pensilvânia, subiu para US$ 25 mil, cerca de R$ 123 mil. Condenado à prisão perpétua por matar a facadas sua ex-namorada, a maranhense Déborah Brandão, Cavalcante escapou da prisão de Chester County escalando as paredes.
O brasileiro Danilo Cavalcante, de 34 anos, condenado a prisão perpétua nos EUA por matar sua namorada em 2021, invadiu uma casa e trocou tiros com um morador na cidade de South Coventry, na Pensilvânia, depois de roubar um rifle calibre 22 da garagem da residência na noite de 2ª feira (11. set).
O que aconteceu com o brasileiro que fugiu da cadeia?
O que aconteceu
Atualmente, ele está preso nos Estados Unidos . A Justiça norte-americana autorizou que ele participe da audiência por videoconferência. Julgamento era para ter ocorrido em outubro de 2023, mas foi adiado.
Foragido brasileiro é encontrado nos EUA após 20 anos do crime
Quem é o brasileiro procurado nos EUA?
Danilo Cavalcante, o brasileiro que ficou foragido por duas semanas nos Estados Unidos, foi levado para um presídio de segurança máxima, de acordo com as autoridades norte-americanas. O fugitivo foi recapturado nesta quarta-feira (13).
O brasileiro Danilo Cavalcante, que fugiu de um presídio na Pensilvânia, Estados Unidos, foi capturado nesta quarta-feira (13) pela polícia do estado norte-americano. Ele estava foragido desde 31 de agosto e era considerado “extremamente perigoso”.
Fugitivo brasileiro capturado nos EUA tinha plano de se esconder no Canadá O assassino brasileiro que fugiu da prisão e foi recapturado na Pensilvânia, Danilo Cavalcante, planejava fugir para o Canadá, segundo as autoridades locais americanas. Ele acabou sendo encontrado pela polícia na quarta-feira (14/9).
Como foi a captura do brasileiro nos Estados Unidos?
Com a ajuda de câmeras térmicas , cães farejadores e um alarme disparado, o brasileiro foi encontrado debaixo de uma pilha de madeira dentro do perímetro de buscas. Segundo a polícia, ele não apresentava ferimentos graves, e nenhum tiro foi disparado.
— Na prática, isso raramente é usado porque não se gostaria que uma pessoa fosse deportada e não cumprisse a pena, o que é um risco, se a pessoa fosse enviada para o seu país de origem, onde não foi condenada por um crime —, disse Stock, que foi presidente da Associação Americana de Advogados de Imigração.
O brasileiro Danilo Cavalcante, de 34 anos, condenado à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada na frente dos filhos dela, está foragido há 13 dias nos Estados Unidos.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, o Brasil tem pelo menos 310 mil foragidos, que usam e abusam de disfarces, identidades falsas e da ajuda de terceiros.
Acolher e ocultar foragido da Justiça pode vir a ser punido com prisão em flagrante, com pena de detenção e multa. Segundo o Projeto de Lei 5298/13, do deputado William Dib (PSDB-SP), quem acolher condenado a pena de reclusão ficará sujeito a detenção de um a seis meses e multa.
O artigo 351 do Código Penal descreve o delito de fuga de preso, que consiste no ato promover ou facilitar a fuga de pessoa presa ou internada, em razão de medida de segurança. A pena prevista é de 6 meses 2 anos de reclusão.
Em suma, a Sexta Turma do STJ entendeu que o réu não tem direito de fugir ou permanecer foragido – e essa fuga gera um novo fundamento para sua prisão cautelar –, ainda que considere ilegal a decisão que decretou a prisão preventiva.
Brasileiro foragido nos EUA escalou muro da prisão, invadiu casas, mudou aparência e roubou van com chave dentro; veja cronologia. Por que captura está demorando tanto, segundo autoridades dos EUA.
Ele havia sido condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional em 16 de agosto por esfaquear e matar sua ex-namorada em 2021. O governo local emitiu um comunicado informando a fuga, que teria ocorrido no turno da manhã e que Cavalcante estava vestindo shorts cinza, camisa e tênis brancos.
A fuga de Cavalcante da penitenciária viralizou nas redes sociais. O homem de 34 anos conseguiu escapar da prisão do condado de Chester, em West Chester, no estado americano da Pensilvânia, na manhã de 31 de agosto, escalando paredes separadas por um corredor de 1,5 metro de largura.
Ele escapou da prisão no dia 31 de agosto, escalando o muro da penitenciária. Considerado "extremamente perigoso", chegou a ser incluído na lista de procurados pela Interpol. A fuga de Danilo aterrorizou moradores das regiões próximas a Phoenixville, Pensilvânia, que avistaram o criminoso.
Danilo foi sentenciado à prisão perpétua por matar Deborah, de 34 anos, a facadas em abril de 2021, na cidade de Phoenixville, na Pensilvânia, na frente de seus dois filhos, de 4 e 7 anos.
Nos EUA, ele foi capturado após 14 dias. Danilo Sousa, o brasileiro condenado a prisão perpétua, que fugiu de uma cadeia nos Estados Unidos, já pulou um muro de 4,5 metros para escapar de um centro de internação no Tocantins.
Campelo se tornou influencer do jogo Tigrinho, com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Mesmo foragido, ele continuava promovendo o jogo de azar, descumprindo ordem judicial que o proíbe de incentivar o uso da plataforma. Nesta quinta-feira, o perfil de Campelo estava desativado.
A condição de foragido da justiça implica que existem ativos esforços legais para localizar e prender a pessoa, seja dentro do território nacional ou, em alguns casos, internacionalmente.