Ao analisar o mercado brasileiro, você encontrará uma infinidade de cursinhos preparatório. No entanto, o que mais aprova e que apresenta índices mais satisfatórios é o Estratégia Concursos.
2) Área jurídica com maior aprovação no Exame de Ordem
Analisando os dados do relatório Exame de ordem em números (formulado pela FGV Projetos em parceria com a OAB), que engloba dados do II ao X Exames de Ordem Unificados, a área jurídica em que os candidatos mais tiveram aprovação foi Direito Constitucional.
Estatísticas do Exame de Ordem: matérias que mais reprovam
A disciplina com menor rendimento é Filosofia do Direito (31,7%). A matéria é seguida por Direito Empresarial, com 32,7%, e por Direito Internacional (35,7%).
OAB - 2ª Fase - Como Passei estudando somente 20 Dias!
Qual foi o Exame da Ordem que mais reprovou?
Desde a unificação, o destaque fica com o IX Exame (16,67% de aprovação na 1a fase) e com o XXI Exame (17,09% de aprovação). Porém, ambos foram há bastante tempo, e o conteúdo jurídico já está bastante defasado. Outra prova que merece destaque é o XXVII Exame de Ordem, que teve apenas 18,89% de aprovação.
São eles: Sergipe, com 42,8% de aprovação; Ceará, com 41,2%; Bahia, com 40,7%; Paraíba, com 37,1%; e Rio Grande do Norte, com 35,8%. O estado de São Paulo, que não participou do exame unificado, teve o pior índice de reprovação da sua prova diferenciada.
Penal é a área mais queridinha pelos candidatos da 2ª Fase do Exame de Ordem. Como pontos positivos, pode-se salientar que as peças são facilmente identificadas e os enunciados são bem elaborados e claros.
O gráfico extraído do Exame de Ordem em Números mostra que a matéria com maior aproveitamento é Direito Constitucional, seguida de Direito Civil e Direito Tributário.
As inscrições para o 41º Exame de Ordem Unificado (EOU) serão abertas nesta segunda-feira (13/5), às 17h. Elas podem ser realizadas até 21 de maio, exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas, instituição responsável pela aplicação da prova. A taxa é de R$ 320.
Idealmente, recomendo iniciar os estudos com pelo menos um ano de antecedência. Esse período permite uma preparação abrangente e equilibrada, além de tempo suficiente para revisões e prática de questões.
A prova será aplicada no próximo domingo (28/7), das 13h às 18h. Os portões das unidades de aplicação serão fechados às 12h30, sempre observando o horário oficial de Brasília. O gabarito preliminar da prova será publicado no mesmo dia.
Complexidade e Especialização: As matérias que geralmente têm menos questões na segunda fase do Exame de Ordem costumam ser aquelas que envolvem conceitos mais complexos e requerem um conhecimento técnico mais aprofundado.
OAB 40 - 100 mil inscritos e 24.964 aprovados (24,7% de aprovação) OAB 39 - 132 mil inscritos e 57 mil aprovados (43% de aprovação) OAB 38 - 102 mil inscritos e 27 mil aprovados (26% de aprovados)
Conquistar nota 10 em um dos exames mais difíceis do país é um feito para poucos. Mas o cearense Marcos Vinícius Melo da Cunha, de 22 anos, foi aprovado com nota máxima no 35º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), avaliação que permite o exercício profissional na área.
Estatísticas completas: Aprovação por estados e regiões do país. Ao longo desses anos, o estado cuja taxa média de aprovação foi maior foi o Ceará, em que alcançou 70%. Logo em seguida vêm os estados do Paraná, com 66% e de Minas Gerais, com 65%.
O Exame Nacional de Admissão à Faculdade, conhecido como “gaokao”, dura dois dias. Ele também foi anunciado pela imprensa estatal chinesa como o exame de admissão à faculdade “mais difícil do mundo” devido à competitividade e intensidade.