O Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km.
A TAV Brasil ganhou autorização em 22 de fevereiro de 2023 para construir um trem de alta velocidade ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto deverá custar cerca de R$ 50 bilhões, o mais caro de infraestrutura do país.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
Em poucos anos, China se torna a terra do trem-bala
Quanto custa trem de alta velocidade?
O Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km.
Quanto custa uma passagem de trem na Europa? Uma passagem de trem na Europa por 15 dias para um viajante em segunda classe custa 509 dólares. No caso da escolha ser primeira classe, o valor sobe para 679 dólares.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
A nova linha ferroviária estende-se por 277 km através da região de Fujian, perto do Estreito de Taiwan, e liga as cidades costeiras de Fuzhou, Zhangzhou e Xiamen, ambas na província do sudeste da China.
Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
Você sabe quanto pesa um trem? Cada um dos 25 Trens Unidade Elétrica (TUE) Série 100, popularmente conhecidos como trens série 100, pesa em torno de 203 toneladas. Eles vieram do Japão para Porto Alegre, de navio pelos mares, em 1984.
O Brasil anunciou a construção de sua primeira linha de trem-bala, ligando Rio de Janeiro a São Paulo, com previsão de início das operações em 2032. O projeto, estimado em R$ 50 bilhões, visa revolucionar o sistema de transporte entre as duas maiores cidades do país, reduzindo o tempo de viagem para apenas 1 hora […]
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Se todos esses deslocamentos forem feitos no intervalo de uma semana, o valor dos bilhetes avulsos vai ser praticamente o preço do passe, em torno de ¥50.000. A vantagem de comprar tudo avulso nessa rota é poder usar o trem Nozomi, que chega mais rápido, parando em menos estações no meio do caminho.
O trem português Alfa Pendular conecta todas as principais cidades de Portugal. A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal.
Itália: trem de alta velocidade passa a ligar Roma e Milão em menos de 3 horas. A rota entre Roma e Milão acaba de ficar mais rápida. Desde 23 de janeiro é possível percorrer as duas cidades italianas em apenas 2h45 por meio de um trem de alta velocidade que chega a 400 km/h.
Na verdade gira em torno de 15 a 16 milhões de reais! Em torno de 30 mil litros, e gasta em torno de 750 litros por hora. Uma boa locomotiva custa em torno de quinze milhões de raleais.