Por exemplo, a partir do substantivo "amor", podemos formar o substantivo derivado "amoroso" ao adicionar o sufixo "-oso", indicando a qualidade de algo relacionado ao amor.
Na derivação, uma palavra já existente serve de base para a formação de uma nova palavra. Por exemplo, a palavra "amoroso" é formada a partir do radical "amor" e do sufixo "-oso".
Um substantivo derivado é um substantivo que é formado a partir de outro substantivo, adjetivo ou verbo, acrescentando um sufixo ou prefixo. Por exemplo, o substantivo "amoroso" é derivado do adjetivo "amoroso", que é derivado do verbo "amar".
Etmologia: Provém do latim de amare e amor ― no português permaneceu com a mesma grafia. Originalmente o termo latino era usado para o sentimento de afeição, preocupação e desejo por alguém.
Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.