Antártida (ou Antártica) O maior deserto do mundo é um deserto gelado e fica localizado no extremo sul do planeta Terra. A Antártida, que pode ser chamada também de Antártica, possui uma área de 14.200.000 km² e apresenta clima polar, com temperaturas baixíssimas durante a maior parte do ano, especialmente no inverno.
Desertos frios: localizados nos extremos do planeta (em geral, nas regiões de clima subtropical). São territórios caracterizados pelo ar seco, em razão da baixíssima umidade relativa do ar. Ademais, o ar desses locais é extremamente frio. A Antártida é um exemplo típico de deserto frio.
Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
Esse deserto percorre quase toda a parte Ártica do planeta, ocupando territórios da Escandinávia, Sibéria, Alasca, Groenlândia e Canadá. Além de Deserto Gelado do Polo Norte, essa região é toda conhecida por Tundra, devido a sua vegetação que tem esse nome.
Vivendo sozinhos no deserto da Sibéria | o inverno está chegando
Onde fica o deserto mais frio do mundo?
Antártida (ou Antártica)
O maior deserto do mundo é um deserto gelado e fica localizado no extremo sul do planeta Terra. A Antártida, que pode ser chamada também de Antártica, possui uma área de 14.200.000 km² e apresenta clima polar, com temperaturas baixíssimas durante a maior parte do ano, especialmente no inverno.
Em 1991, a Organização Meteorológica Mundial registrou a temperatura de -69,6°C em uma estação meteorológica automatizada em Klinck, na Groenlândia – temperatura essa que supera os -67,8°C de Oymyakon, cidade russa da qual falaremos mais adiante.
Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil, localizada na Serra Catarinense. Com temperaturas abaixo de zero e fenômenos climáticos únicos, é o destino perfeito para vivenciar o inverno brasileiro.
O calor escaldante apresentado durante o dia nos climas desérticos é substituído durante a noite por temperaturas baixíssimas. Essa variação de temperatura ocorre porque a ausência de umidade do ar faz com que, com a chegada da noite, o calor armazenado na areia dissipe-se rapidamente e a temperatura caia bruscamente.
Mas isso nem sempre é verdade, pois os desertos podem apresentar temperaturas medianas, como o Deserto do Gobi, na China, e outros podem ser verdadeiras coberturas de gelo, a exemplo da Antárdida, que é considerada o maior deserto do mundo. São os chamados desertos frios.
Localizado ao lado da Cordilheira dos Andes, deserto mais árido do mundo não viu chuva significativa por 500 anos. No deserto do Atacama o céu é limpo. Localizada no norte do Chile, a região não teve um único registro significativo de chuva por 500 anos — até que teve duas tempestades, em 2015 e 2017.
Em função dessas características, forma-se uma região muito seca, que é a área do Atacama, onde raramente chove. A média anual de precipitação do Atacama é tão baixa que uma forte tempestade em uma cidade brasileira, por exemplo, já é superior ao que chove nesse deserto o ano todo.
O deserto do Saara, na África, é um dos lugares mais secos do mundo, que normalmente recebe pouca ou nenhuma precipitação anual. Ali, raramente acontece um evento extremo de chuva (menos de uma vez por década).
Localizado no continente africano, o deserto do Saara ocupa uma área de aproximadamente 9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 35% do território. Sua extensão é maior que a de alguns países, como, o Brasil, Índia e a Austrália. Ele também é considerado o maior deserto quente do planeta.
O deserto do Saara é considerada uma das regiões mais áridas do planeta e as recentes chuvas podem sim alterar o clima na região nos próximos meses e anos. As tempestades chegaram no local depois de seis anos consecutivos de seca, que forçaram o racionamento de água na região.
Qual deserto é considerado o maior deserto quente?
Considerado o maior deserto quente do mundo, o Saara encontra-se em expansão. Cresceu cerca de 10% no último século e hoje ocupa uma área de quase 7,4 milhões de quilômetros quadrados (km2), um pouco menor que a do Brasil.
Essa estação russa é um dos lugares mais frios do mundo agora e durante todo o ano, com temperaturas médias que ficam abaixo de zero mesmo durante o verão. A Vostok está situada a uma altitude de quase 3.500 metros, o que contribui para as temperaturas extremas.
Outros países conhecidos pelo frio intenso incluem a Groenlândia, o Canadá e a Mongólia, cuja capital, Ulan Bator, é considerada a capital mais fria do mundo.
Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1 000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo.
1º Antártida (13.829.430 km²) - Curiosamente, o maior deserto do mundo é gelado. O clima polar, com frio extremo, ventos intensos e tempestades de neve, marcam a Antártida, no Polo Sul .